quarta-feira, 20 de maio de 2009

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO EM PETRÓPOLIS



Unidades de Conservação da Natureza no Município de Petrópolis

1 – Unidades de Conservação Federais – 05

  • Unidades de Uso Sustentável

Área de Proteção Ambiental de Petrópolis – APA Petrópolis
Sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Abrange área dos municípios de Petrópolis, Duque de Caxias, Magé e Guapimirim. Possui área total de 58.960 ha (589,60 km2) *.

  • Unidades de Proteção Integral

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – PARNASO
Sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Abrange área dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Magé. Possui área total de 20.050 ha (200,50 km²) *. Área ampliada por decreto presidencial. Vide observação.

Reserva Biológica do Tinguá – Rebio Tinguá.Sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Abrange área dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Petrópolis e Japeri. Possui área total de 24.903 ha (249,03 km²)*.

Refúgio de Vida Sivestre (Antiga ZVS).Sob gestão da APA Petrópolis – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Com área apenas no município de Petrópolis.

2 – Unidade de Conservação Estadual - 01

Reserva Biológica de Araras Sob gestão do Instituto Estadual de Florestas, IEF-RJ. Unidade de conservação de proteção integral. Abrange área dos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Possui área total de 2.131 ha (21,31 km²) *.

3 – Unidade de Conservação Municipal - 01

Parque Natural Municipal de Petrópolis. Sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis. Unidade de conservação de proteção integral. Possui área total de 16,71 ha.

4 – Unidades de Conservação Particulares – 05

Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN

1) Federais - 04:

RPPN Pedra dos Amarílis. Área de 39,64 ha.

RPPN Fazenda da Limeira. Área de 18,73 ha.

RPPN Graziela Maciel Barroso. Área de 184,00 ha.

RPPN Mata dos Pilões. Área de 316,18 ha.

2) Municipais - 01:

RPPN-M Sítio Casal Buono, Moinho Preto. Área de 44,037 ha.

Observações:

1 - (*) - Há controvérsia quanto às áreas destas unidades de conservação, as informadas constam do site dos órgãos responsáveis.

2 – O PARNASO teve sua área ampliada por Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 13 de setembro de 2008 em solenidade no Museu Imperial, em Petrópolis.

O estudo que possibilitou a elaboração da proposta de ampliação identificou áreas nos municípios de Petrópolis, Magé, Guapimirim e Teresópolis o que possibilitou uma ampliação de 88% da área original.

3 – A área da Reserva Ecológica do Alcobaça, foi também incorporada ao PARNASO pelo Decreto citado acima.

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário