quarta-feira, 20 de maio de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (da página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Petrópolis)

Histórico

As bases para a Educação Ambiental

Resumo:

Se existe uma referência para a educação ambiental, ela está nos documentos finais da Conferência Iintergovernamental de Educação Ambiental de Tbilisi. Foi desse encontro que saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental.

Principais características da Educação Ambiental sob a ótica de Tbilisi

Sete pontos traduzem o “espírito da conferência”. São eles:

  1. Processo dinâmico interativo: A Educação Ambiental foi definida como “um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e as determinações que os torna aptos a agir individual e coletivamente e resolver problemas ambientais”.
  2. Transformadora: A Educação ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças e atitudes. Objetiva a construção de uma nova visão das relações do homem com o seu meio e a adoção de novas posturas individuais e coletivas em relação ao ambiente. A consolidação de novos valores, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes refletirá na implantação de uma nova ordem ambientalmente sustentável.
  1. Participativa: A Educação ambiental atua na sensibilização e conscientização do cidadão, estimulando a participação individual nos processos coletivos.
  2. Abrangente: A importância da Educação Ambiental extrapola as atividades internas da escola tradicional; deve ser trabalhada continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo ainda a família e a coletividade. A eficácia virá na medida em que sua abrangência vai atingindo a totalidade dos grupos sociais.
  3. Globalizadora: A Educação Ambiental deve considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos e atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.
  4. Permanente: A Educação Ambiental tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de um modo crescente e continuado, e não se justificando sua interrupção. Despertada a consciência, ganha-se um aliado para a melhoria das condições de vida no planeta.
  5. Contextualizadora: A Educação Ambiental deve atuar diretamente na realidade da comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário