domingo, 10 de maio de 2009

Pela Amazônia (do Jornal do Senado)

Meio Ambiente
Parlamentares farão vigília pela Amazônia

Nesta quarta-feira, parlamentares de três comissões e representantes da sociedade civil promovem manifestação contra o desmatamento na região

A atriz Christiane Torloni e as senadoras Ideli Salvatti (E) e Marina Silva pedem a Sarney autorização para realizar a vigília pela preservação
Será realizada no Plenário do Senado, nesta quarta-feira, uma vigília em favor da preservação da Amazônia organizada pelas comissões Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, de Direitos Humanos (CDH) e de Meio Ambiente (CMA). Representantes da sociedade civil também participarão.

O pedido para realizar a vigília foi feito na semana passada ao presidente do Senado, José Sarney, pela atriz Christiane Torloni; pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), presidente da comissão mista; e por outros parlamentares. Christiane entregou a Sarney o documento intitulado Amazônia para Sempre – de autoria dela, de Juca de Oliveira e Vítor Fasano –, que recebeu mais de 1 milhão de assinaturas de apoio. A atriz explicou que a iniciativa foi tomada por artistas que se impressionaram com o desmatamento quando gravaram uma minissérie para a Rede Globo na Amazônia.

Segundo Sarney, os brasileiros foram capazes de trazer a Amazônia até o século 21, apesar de que, no século 19, grandes companhias colonizadoras promoveram a devastação florestal em vários países. "Tentaram inclusive no Brasil, mas a população reagiu e não deixou. Com certeza seremos o país a dar exemplo de como usar os recursos naturais sem destruir a Terra", afirmou.

Christiane contou que tenta sem sucesso uma audiência com o presidente Lula há oito meses e que, após falar sobre o assunto em um programa de televisão, foi procurada pela comissão mista e pela Presidência do Senado para apresentar-lhes o manifesto.

A senadora Marina Silva (PT-AC) destacou a importância de tal atitude em um "momento difícil, em que cinco medidas provisórias e 18 decretos legislativos ameaçam revogar medidas de proteção já aprovadas".

Jefferson Praia (PDT-AM) disse colocar no mesmo plano da preservação ambiental a sobrevivência dos 25 milhões de habitantes da região. Fátima Cleide (PT-RO) manifestou sua alegria ao ver atores usando a visibilidade que têm em prol da Amazônia.
83275



Nenhum comentário:

Postar um comentário