quarta-feira, 20 de maio de 2009

Projeto Araras e as queimadas

ARARAS EM DIA
Informativo do Projeto Araras – 06/05/2009
AQUECIMENTO GLOBAL E AS QUEIMADAS
O fogo aquece, e mais do que se imaginava. De acordo com um artigo publicado na edição de 24/4 da revista Science, o efeito do fogo nas mudanças climáticas globais é mais profundo do que se acreditava e deve ser encarado com preocupação ainda maior do que a atual.
O artigo aponta o que a ciência sabe e o que desconhece a respeito do impacto do fogo na
biodiversidade, clima e reservas de carbono do planeta e destaca que as queimadas ligadas ao
desflorestamento são responsáveis por cerca de 20% do aquecimento global promovido pela ação do homem. “O total pode aumentar em pouco tempo. Está muito claro que o fogo é um catalisador primário das mudanças climáticas globais. O artigo que escrevemos é um chamado à ação para que os cientistas investiguem e avaliem melhor o papel do fogo no sistema terrestre”, disse Thomas Swetnam, da Universidade do Arizona, um dos autores (Fonte: Agência Fapesp).
No contexto local, o nosso bairro quase todos os anos sofre com as queimadas, pelo que o Projeto Araras anualmente realiza campanhas educativas, informando, por exemplo, sobre alternativas para a queima do lixo. Entretanto, o fogo nem sempre vem do próprio bairro. É fundamental, portanto, que essas ações sejam estendidas a toda a região, de forma que a comunidade perceba não só os prejuízos locais causados pelas queimadas, mas também entenda que tem responsabilidade nas conseqüências globais.
Sensível a isso, o Secretário de Meio Ambiente de Petrópolis, Luiz Eduardo Peixoto, está
desenvolvendo uma iniciativa em conjunto com outros órgãos ambientais – em especial o Inea
(Instituto Estadual do Ambiente) a ser implementada imediatamente, antes da época da seca. Essa iniciativa não se limita a informar e educar, mas, sobretudo, se destina a prevenir incêndios florestais e, diante de uma eventual ocorrência, mobilizar os recursos dos órgãos municipais e estaduais, bem como a população.
Em 2007, em Araras, o Incêndio nas Perobas assustou os moradores. O fogo chegou bem próximo às residências.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
(e pensar, antes de comprar, no resíduo que será gerado).
www.projetoararas.org.br
ARARAS EM DIA
Informativo do Projeto Araras – 06/05/2009
Algumas populações da espécie vegetal Rabo de Galo (Worsleya rayneri), ameaçada de extinção, foram destruídas durantes as queimadas em 2007.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
(e pensar, antes de comprar, no resíduo que será gerado).
www.projetoararas.org.br

Este artigo foi postado por indicação de Josué e Ana Carolinada turma 3002. Durante a semana do meio ambiente teremos mais informações sobre o projeto Araras e suas ações ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário