Sylvio Costa Filho
Não há como desenvolver qualquer projeto político-pedagógico sem levar em consideração as questões da sustentabilidade. E também não há como falar em educação sem que se tenha em mente a construção da cidadania. Mas hoje, no mundo em que vivemos, as relações da cidadania são muito amplas, porque têm dimensões planetárias. Vivemos em um mundo de total interdependência. Cada um dos nossos atos repercute em escala local e global. Somos as células de um organismo vivo, Gaia, a Terra Mãe. Podemos funcionar como auxiliares ou destruidores deste organismo do qual fazemos parte. Portanto desenvolver valores e produzir conhecimentos para a evolução e a harmonia são tarefas urgentes na agenda da educação.
As várias crises que ora enfrentamos são o resultado de uma cultura e educação voltadas para um mundo insustentável, injusto, e que veio abusando dos recursos naturais e humanos como se eles fossem infinitos e não chegassem aos seus limites. Então já experimentamos em nossos dias as tristes e, às vezes, trágicas consequências dessa violência que a humanidade perpetrou contra o nosso próprio mundo. Somos todos responsáveis. E assumir a consciência dessa responsabilidade talvez seja o primeiro passo para tentar reverter o quadro do tempo em que vivemos.
A partir dessas e outras reflexões, nós, do C. E. Hercília Henriques Moret, assumimos uma tarefa para o presente ano: o Projeto Cidadania Planetária. Dentro de uma prática ecopedagógica, trabalhando em sinergia, professores de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, Inglês, Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Artes e Educação Física costuram com seus alunos um saber interdisciplinar a partir de suas especificidades, tocando nos pontos críticos da realidade e do mundo em que vivemos. A ecopedagogia, ao desenvolver a solidariedade e a cidadania planetária une a todos nós, não só a comunidade escolar, mas as famílias, os moradores dos bairros e toda a cidade. E o trabalho ecopedagógico também não é um exercício teórico desvinculado da realidade, na verdade ele acontece a partir da vida cotidiana, das necessidades, dos interesses e da cooperação para construir soluções e remover obstáculos. É um pensar e agir a partir de uma tomada de consciência. É um reinventar o mundo.
Para reunir um pouco da nossa produção e pesquisa de conhecimentos e ações criamos um blog na Internet e através dessa ferramenta conseguimos uma forma de nos reunir, trocar informações e também desenvolver nossas sensibilidades. Recentemente esse blog foi divulgado no Site da Secretaria de Educação do Estado e graças a isso já estamos trocando informações com outros companheiros de outras escolas, em outras cidades. A rede da cidadania vai dessa forma se ampliando. Convidamos a todos os cidadãos de Petrópolis para que visitem o nosso blog e para, se quiserem, fazer seus comentários e apreciações. Vamos ampliar ainda mais a rede e participar do Projeto Cidadania Planetária pois esse é um projeto de todos nós. O endereço do blog é cidplan.blogspot.com
VIVA GAIA VIVA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário