domingo, 24 de maio de 2009

Como participar da Agenda 21? (planetasustentavel.com.br)

Beto Uechi / Pingado

MOVA-SE

Como participar da Agenda 21?

Conheça e faça parte desse projeto existente há 15 anos


Por Yuri Vasconcelos
Revista Vida Simples - 06/2007

O jeito mais fácil é freqüentar as reuniões da Agenda 21 local. Lançada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (ECO-92), a Agenda 21 é um instrumento que reúne representantes do poder público, empresas e sociedade civil (é aí que você entra) para planejar políticas públicas. Ela está dividida em três níveis que visam ao desenvolvimento sustentável de uma região (Agenda 21 Local), de um país (Agenda 21 Brasileira) ou do planeta (Agenda 21 Global).

"É fundamental que as pessoas participem das reuniões da Agenda 21 Local para opinar sobre as mudanças que querem na sua cidade", diz Rubens Born, diretor-executivo da ONG paulista Vitae Civilis, ligada ao desenvolvimento sustentável.

Nesses encontros, são debatidas questões ligadas ao meio ambiente e temas de interesse de todo cidadão, como a aplicação dos recursos do orçamento municipal ou a construção de novas escolas. Informe-se na prefeitura de sua cidade ou consulte os sites do Ministério do Meio Ambiente (no www.mma.gov.br, clique em Agenda 21 e Sistema Agenda 21) e da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (www.redeagenda21local.org.br) para saber se existe Agenda 21 Local na sua cidade. Resposta negativa?

A saída então é mobilizar um grupo de pessoas para iniciar o processo. O site do Ministério do Meio Ambiente tem um passo-a-passo de como levar esse desafio à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário