quinta-feira, 7 de maio de 2009

Últimas notícias do fórum (blog do Fórum)











Encerramento dos debates

No encerramento dos debates do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enfatizou o que será o principal desafio para todos os países nos tempos que se avizinham: “o desenvolvimento articulado de ao menos seis aspectos sustentáveis nas diferentes sociedades humanas: sustentabilidade ambiental, cultural, econômica, estética, ética e política. Em não sendo assim, embora de um modo que as sociedades humanas nunca viram ou praticaram, não haverá verdadeira equidade nem sustentabilidade para a espécie humana viver em sociedade”.

O jornalista André Trigueiro fez duras acusações ao iniciar os trabalhos

O moderador da mesa de debates “Integridade ambiental”, o jornalista André Trigueiro, da Rede Globo, fez uma dura acusação ao iniciar os trabalhos: “mesmo com todos os problemas que estão ocorrendo em todo o Brasil, está ocorrendo no Congresso Nacional, neste exato momento, um surdo trabalho de desmonte do Código Florestal Brasileiro, por pressão de interesses econômicos do Sul do país, especialmente os de Santa Catarina, justo o Estado que acabou de sofrer tanto pelo assoreamento de seus rios e a devastação de suas matas ciliares”.

Eventos extremos são uma das consequências do aquecimento global

Na abertura da segunda última tarde de debates do II Fórum de Comunicação e Sustentabilidade, o Prêmio Nobel da Paz, Mohan Munassinghe, Vice-presidente do IPCC – Painel Internacional de Mudanças Climáticas, alertou que os eventos extremos (como cheias inesperadas contrastadas com excessivas estiagens) são uma das consequências esperadas do aquecimento global.

Show de encerramento

O encerramento do evento será uma homenagem a Terra e prestigiará a diversidade humana, através dos princípios que valorizam os direitos humanos, a Cia Circodança, índios Mehinakos (provenientes do Xingu), Marina de La Riva, Jair de Oliveira e Lino Krizz dividem o palco.

O show será aberto com uma mensagem especial do cantor Seu Jorge.

As crises que estamos sofrendo são sintomas da insustentabilidade

As respostas aos desafios da sustentabilidade devem ser buscadas em nível local, regional e global, o que é em si um desafio enorme, como frisou o representante da Unesco no Brasil e Doutor em Comunicação Vincent Defourny: “em meio a crises múltiplas com o as que estamos vivendo, que são sintomas da insustentabilidade de nosso mundo, apenas endereçando questões em nível global poderemos conseguir respostas para os níveis regionais e locais, sem o que nenhum progresso será sustentável, pois hoje em dia toda resposta deve ter o tamanho do mundo”.

Terezinha Azeredo Rios salientou a necessidade da ética

Encerrando a primeira mesa-redonda do segundo dia de atividades do II Fórum de Comunicação e Sustentabilidade, a filósofa e Doutora em Educação Teresinha Azeredo Rios salientou o aspecto fundamental das questões atuais no plano da ética: “que tipo de vida quero viver? Só depois de respondido a isto é que podemos responder a questões de fundo moral, assinalou ela, como: o que devo fazer para que isto seja possível?”.

Imagens da primeira mesa

da redação

Confira e baixe as fotos das mesas de hoje no link http://picasaweb.google.com.br/visarplan/IIForumInternacionalDeComunicacaoESustentabilidade#. O link está sendo atualizado em tempo real. O crédido das fotos é do fotógrafo Bruno Mooca

Cultura marca presença no II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Hoje os visitantes do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, organizado pela Atitude Brasil, terão uma surpresa no hall de entrada do Palácio das Convenções. Foi organizada uma projeção de 30 imagens em tecido espalhados pelo espaço com fotos inéditas de Marina Forastiere e Thales Leite, todas ligadas ao tema.

A Atitude Brasil disponibilizou um espaço para que os palestrantes e autores de livros ligados ao assunto nacionais e internacionais possam expor seus trabalhos. Indígenas de varias tribos do país, entre elas os Mehinakos do alto Xingu, Baniwa do Amazonas e Kariri também estarão mostrando no espaço seus artesanatos.

O encerramento do evento será uma homenagem a Terra e prestigiará a diversidade humana, através dos princípios que valorizam os direitos humanos, a Cia Circodança, índios Mehinakos (provenientes do Xingu), Marina de La Riva, Jair de Oliveira e Lino Krizz dividem o palco. O show será aberto com uma mensagem especial do cantor Seu Jorge.

Programação

20h30 - 20h50 - Cia Circo Dança

20h50 - 21h20 - Dança Indígena Mehinakos

21h20-22h00 - Marina de La Riva

22h20 - 23h00 - Jair Oliveira

23h20 - 24h00 - Lino Krizz e DJ

Ministério da Educação

O Ministro Fernando Haddad foi representado no II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade pelo Secretário Nacional de Educação Continuada e Diversidade, André Rezende. Para o Secretário, “a responsabilidade pela sustentabilidade deve ser partilhada igualmente entre todas as gerações. Afinal, se a vida é uma festa, não fomos convidados apenas para nos sentarmos à mesa. Fomos convidados, também, para preparar o que será servido e nos envolvermos com a arrumação da casa e a lavagem de louça, depois”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário