quarta-feira, 6 de maio de 2009

Do Fórum (blog do fórum)

A sociedade pode viver uma dinâmica verdadeiramente sustentavel

Danilo Miranda, diretor regional do Sesc, salientou o importante aspecto do binômio cultura e arte como elemento transformador da realidade, às vezes até mesmo por meio de manifestações que podem parecer desobediência civil por apresentarem contraste intenso com aquilo que é aceito sem discussão como sendo cultura, de certa forma banalizada. Além disso, para ele não há transformação sem educação e a sociedade só pode viver uma dinâmica de desenvolvimento verdadeiramente sustentável se nela houver apoio efetivo à manifestação aos potenciais humanos, sustentada por equipamentos culturais de qualidade.


Sustentabilidade


Pessoas que moram fora da sua terra natal movimentam US$ 600 milhões

Segundo Bernardo Toro, educador e filósofo colombiano, hoje em dia 360 milhões de pessoas vivem fora de sua terra natal e movimentam mais de US$600 milhões em remessas de dinheiro às suas famílias. Isto faz com que seja necessário desenvolver, e rápido, em escala planetária, maior capacidade pessoal de convívio com o diferente, por meio de relações ganhar-ganhar, do aprendizado de ouvir o outro e do desenvolvimento de hábitos de comensalidade e hospitalidade.


Sustentabilidade


Monja Coen diz que devemos reverenciar a vida na Terra

Para a monja Coen, devemos reverenciar a vida na Terra, como está declarado na “Carta da Terra”: “quando a Carta da Terra afirma a interdependência de toda a vida existente e desperta a necessidade de construção de uma cultura de paz e respeito a todas as formas de vida, ela está afirmando que somos todos únicos, cada um de nós, mas que ao mesmo tempo somos interdependentes uns dos outros, como coparticipantes da mesma aventura da vida. O que exige de cada um de nós uma conduta ética constante”.


Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário