sexta-feira, 15 de maio de 2009

Enem e Vestibular

15/05 - 17:36
Agência Brasil

Este artigo segue as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira que pelo menos 31 das 55 universidades federais vão aderir ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição total ou parcial ao vestibular. O número representa 56% da rede federal de ensino superior.

- Ministro da Educação aceita proposta que torna Enem obrigatório na rede pública
- Uso do Enem como seleção para universidade gera estresse no aluno, diz educador
- Inep divulga conteúdo programático e calendário do Enem 2009


Os estudantes que quiserem disputar uma vaga em uma dessas instituições deverão participar da edição 2009. As inscrições para o exame estão previstas para começar dia 15 de junho.

O ministério apresentou quatro opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o Enem como prova única; como uma primeira fase, ficando a segunda à cargo da instituição; combinando a nota do Enem à do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.

Das 30 universidades que optaram pela adesão em 2009, um total de 18 delas vai utilizar o Enem como fase única, seja para um percentual reservado das vagas ou para o total de ingressos. Cinco instituições vão usar a nota como primeira fase. Vinte universidades ainda estão em processo de discussão sobre a mudança.

A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pampa decidiram que vão aderir ao exame para os processos seletivos a partir de 2010.

Segundo o MEC, as quatro novas universidades federais que aguardam aprovação do Congresso Nacional para serem criadas também adotarão o Enem como processo seletivo.

As provas do novo Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro. O exame será composto por uma redação e 200 questões de múltipla escolha de linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e humanas. A matriz da prova já está disponível para consulta no site do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário