quarta-feira, 6 de maio de 2009

Palestrantes

André Fernando Baniwa
Vice-Prefeito de São Gabriel da Cachoeira – Nasceu na comunidade indígena Tucumã Rupitá (Komalhipani), Alto Rio Içana. Ingressou no movimento indígena via OIBI (Organização Indígena da Bacia do Içana) e, desde 2005, é membro da diretoria da FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro. Atual Vice-Prefeito de São Gabriel da Cachoeira- AM.

Bernardo Toro - Fundación AVINA

Intelectual colombiano, conhecido por ser inovador em análises e reflexões sobre a educação na América Latina. Enfatiza o papel da comunicação e da mídia para o desenvolvimento da democracia. Estudou filosofia, física, matemática e fez pós-graduação em investigação e tecnologia educativa. Atualmente é assessor da presidência da Fundação AVINA.

Claudio Frischtak
Presidente da Inter.B - Consultoria Internacional de Negócios. Foi “principal economist” da área de indústria e energia do Banco Mundial e professor adjunto na Universidade de Georgetown, tendo feito sua pós-graduação na Universidade de Campinas e em Stanford University. Atua como conselheiro em várias organizações e é consultor sênior da diretoria executiva da Vale.

Monja Coen
Missionária oficial da Tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão. Ordenada monja em 1983, atualmente participa de encontros educacionais inter-religiosos e promove a caminhada Zen, visando a divulgar o princípio da não violência e a criar uma cultura de paz.

Danah Zohar
Nasceu nos Estados Unidos. Formada em física e filosofia pelo Massachusetts Institute of Technology, tendo concluído três anos de estudo de pós-graduação em filosofia e religião na Harvard University, onde foi aluna de Erik Erikson. Atualmente reside na Inglaterra e é professora do Programa de Liderança Estratégica na Universidade de Oxford.

Danilo Miranda
Sociólogo e Filósofo. Diretor Regional do SESC, no Estado de São Paulo. Atua na organização desde 1984. Contribuiu com diversas iniciativas de desenvolvimento do esporte, artes, cultura, e educação. Ganhou o prêmio Trip transformadores, na categoria Liberdade, Diversidade e Desprendimento, entre outros prêmios.

Lord David Trimble
Prêmio Nobel da Paz 1998, por sua atuação como negociador do acordo de paz – Acordo de Belfast - na Irlanda, entre os unionistas protestantes e os católicos. Foi Primeiro Ministro da Irlanda do Norte e presidente do partido protestante do Ulster.

Edmund Phelps
Prêmio Nobel da Economia de 2006, por criar a teoria das bases microeconômicas do desemprego e da inflação. Professor de política econômica da Universidade de Columbia, Nova York, e diretor do Centro de Capitalismo e sociedade da mesma universidade.

Flavio Comim
Economista Sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro. Ele é Professor Associado da Universidade de Cambridge, Inglaterra, e Professor Licenciado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flávio Oliveira
Jornalista formado pela PUC-Rio, com MBA pelo Ibmec Business School (2001-2002) e pela Fundação Dom Cabral (2007-2009). Desde 2004 atua como gerente de projetos sociais da Rede Globo e é responsável por projetos como o Merchandising Social, Amigos da Escola e Publicidade Social.

Florestan Fernandes Jr.
Foi repórter especial da TV Globo, TV Manchete e TV Cultura. Apresentador e comentarista do Jornal da Manchete e do Jornal da Gazeta. Foi também apresentador do jornal da TV Cultura e do programa Opinião Nacional. Escreveu com o Alberto Dines e Nelma Salomão a coleção “Histórias do Poder”. Atualmente é o gerente executivo de jornalismo da TV Brasil e apresentador do telejornal Repórter Brasil.

Luiz Gonzaga Belluzzo
Um dos economistas brasileiros mais respeitados da atualidade, é professor titular de economia da Unicamp. Sócio da revista Carta Capital, foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (governo Sarney) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (governo Quércia). É fundador da Facamp (Faculdades de Campinas).

Marina Silva
Atual senadora da República, foi ministra do Meio Ambiente e, desde o primeiro mandato do governo Lula, realizou diversas iniciativas de preservação das florestas brasileiras.

Mario Sergio Cortella
Filósofo, Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor pelo departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação. Foi Secretário da Educação de São Paulo e trabalhou por muitos anos com Paulo Freire.

Mohan Munasinghe
Prêmio Nobel da Paz de 2007. Intelectual do Sri Lanka, reconhecido internacionalmente como um especialista em energia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Vice-Presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).

Mônica Dias Pinto
Pedagoga, com mestrado pela PUC/RJ na área de educação. Atual Gerente de Desenvolvimento Institucional do Canal Futura, onde desenvolve projetos sociais de comunicação e educação com empresas privadas e de economia mista, fundações e institutos empresarias e governos.

Olinta Cardoso
Ex-diretora de Comunicação Institucional da Vale, Olinta Cardoso é graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Pessoas. Atualmente faz parte do Conselho Empresarial da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), do Conselho Consultivo do Instituto Holcim, do Conselho Deliberativo do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE).

Tarcísio Godoy
Diretor Presidente da Brasilprev Seguros e Previdência S.A., membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil desde 2003. Atuou como Coordenador Geral da Dívida Publica e Secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, possui pós-graduação em Geotecnia e é mestrando em Economia.

Terezinha Azerêdo Rios
Formada em Filosofia, doutora em Educação, professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Assessora e consultora em projetos de educação continuada de profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Vincent Defourny
Representante da UNESCO no Brasil. Foi especialista de avaliação da UNESCO, de 1997 a 2002, tendo prestado serviços em países como França, Brasil e outros países da América Latina. Doutor em Comunicação pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e licenciado em Comunicação Social pela mesma universidade.

Washington Novaes
Jornalista, supervisor geral do Repórter Eco. Foi consultor do primeiro relatório nacional sobre biodiversidade. Participou das discussões para a Agenda 21 brasileira. Dirigiu vários documentários, entre eles a série famosa "Xingu" e, mais recentemente, "Primeiro Mundo é Aqui", que destaca a importância dos corredores ecológicos no Brasil.

Wellington Nogueira
Ator formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque, Wellington Nogueira é fundador e coordenador geral da ONG “Doutores da Alegria”, cuja missão é promover a experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A organização conta com um Núcleo de Formação e Pesquisa dedicado à arte do palhaço.










Nenhum comentário:

Postar um comentário