sexta-feira, 8 de maio de 2009

ONU defende investimentos na economia verde(do blog UP)

ONU defende investimentos na economia verde PDF Imprimir E-mail

Escrito por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em NY
Qui, 23 de Abril de 2009 11:12

Em artigo para o jornal Korean Herald, Ban Ki-moon diz que países devem implementar pacotes de estímulo ambiental para gerar prosperidade.

As Nações Unidas voltaram a afirmar que para sair da crise financeira atual, os governos precisam investir na economia verde.

A declaração foi feita pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, num artigo para o jornal "Korean Herald", publicado na Coreia do Sul.

Momento

Segundo Ban, 2009 é o Ano do Aquecimento Global. Para ele, o momento atual oferece a melhor chance, em décadas, para a promoção de um progresso real nas frentes ambiental e econômica.

Nesta entrevista à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, o governador do estado do Amazonas, Eduardo Braga, disse que a economia verde é rentável não só para a comunidade empresarial, mas também para o planeta.

"Há uma economia de baixo carbono crescente no mundo. Esta economia precisa de novos investimentos. E esta economia pode ser uma grande resposta para a crise mundial. É preciso que os líderes governamentais, os líderes empresariais e da sociedade civil organizada compreendam que este é, efetivamente, o momento. Por isso eu quero aqui reconhecer a sábia decisão do Secretário-Geral da ONU de dizer que 2009 é o Ano da Mudança Climática", afirmou.

Emissões

No seu artigo no jornal sul-coreano, Ban Ki-moon voltou a lembrar que o mundo não tem mais tempo para perder e que é preciso agir, imediatamente, para combater o aquecimento global.

Ele disse que os países industrializados precisam estabelecer cotas ambiciosas para redução de emissões de gases que causam o efeito estufa e que os países vulneráveis têm de receber apoio da comunidade internacional para garantir seus meios de subsistência.

Em dezembro, a ONU realiza a Conferência sobre Mudança Climática em Copenhague, capital da Dinamarca.

(Envolverde/Rádio ONU)


Nenhum comentário:

Postar um comentário