domingo, 31 de maio de 2009

Petrópolis e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Petrópolis é a primeira cidade a assinar o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

27/05/2009 - O secretário de Meio Ambiente, Luís Eduardo Peixoto, esteve no Jardim Botânico do Rio de Janeiro para a Cerimônia de Comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica, evento que contou com a presença da secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos, e do Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca Abastecimento, Cristino Áureo.

Além do lançamento de um livro sobre biodiversidade, a cerimônia marcou a apresentação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, uma articulação nacional entre instituições públicas e privadas.

Petrópolis foi a primeira cidade a assinar o pacto, através da Secretaria de Meio Ambiente. “Faremos todo o possível para sensibilizar o povo petropolitano sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

Manter essa vegetação significa preservar a própria existência do ser humano”, disse o secretário Luís Eduardo Peixoto. Teresópolis e Cachoeira de Macacu também assinaram o projeto.

O Pacto visa a restauração da Mata Atlântica em 15 milhões de hectares até o ano de 2050, com a plantação de espécies nativas e reposição da fauna. “O projeto é uma ação positiva e promove a articulação institucional em prol da restauração da Mata Atlântica.

Isso demonstra, mais uma vez, que a secretaria Municipal do Meio Ambiente está alinhada com o pensamento do Estado e do Ministério, fazendo parte dos programas e aderindo aos projetos de forma pioneira”, completou Peixoto.

Problema ambiental - A Mata Atlântica vem sofrendo tanto pelo desmatamento quanto pelas invasões das chamadas espécies exóticas, que não são nativas desse ecossistema.

Essas invasões naturais podem ser de plantas, animais, patógenos ou qualquer outro tipo de organismo que possa causar prejuízo ambiental ou econômico e, ainda, danos à saúde humana.

Particularmente, espécies exóticas causam um grande impacto ambiental, incluindo a eliminação das espécies locais, por meio de competição ou transmissão de patógenos, com conseqüência a destruição parcial ou total do ecossistema local.

Ascom - Prefeitura de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário