sexta-feira, 8 de maio de 2009

Declaração de Princípios (UP)

Declaração de Princípios PDF Imprimir E-mail

Declaração de Princípios

Elevação

A UNIÃO PLANETÁRIA propõe-se a atuar de modo abrangente, apartidário e não-sectário na elevação dos padrões éticos, culturais, sociais, econômicos, ambientais e espirituais. Valoriza as diferenças e a pluralidade de idéias. Com sua sigla tomada de empréstimo ao inglês, no sentido de "para cima, para o alto", a UP está voltada para o positivo, não para o recriminatório.

Liberdade

Essencial na organização social, a liberdade deve ser ética, sob pena de ser falsa. Se não estiver fundamentada na fraternidade, ela dá lugar à liberdade selvagem. Só existe verdadeira liberdade entre iguais.

Democracia

Na sua primeira acepção, democracia significa governo do povo; logo, ela deve beneficiar a todos e não apenas a uma elite. Deve manifestar-se não só na política, mas também na cultura, na saúde, na educação, na economia; enfim, em todas as instituições da sociedade, proporcionando igualdade de oportunidades para todos.

Democracia com miseráveis e excluídos é uma falácia. Privilegiar uns e discriminar outros revela a não existência da democracia. Esta não se compatibiliza com as péssimas condições de vida de uma grande parcela da população, despossuída dos bens essenciais a uma vida digna.

Organização Social

A organização social tem responsabilidades para com todos os cidadãos. Deve garantir corretos meios de vida a todos. Logo, o Estado não pode transformar-se em mero espectador de uma liberdade sem freios, assistindo passivamente a exploração dos socialmente desprivilegiados e fracos pelos mais fortes.

Geradas pela ignorância dos homens, as guerras são abomináveis. Bilhões de dólares são gastos para produzir rastros de dor, sofrimento e destruição. Tais fortunas devem ser canalizadas para o atendimento das reais necessidades humanas. Imprescindível e urgente, o desarmamento mundial deve ser para todos os habitantes do planeta poderem se unir num só coração e numa só mente.

Solidariedade

A UP não tem donos. Ao contrário, pertence a todos os homens e mulheres de boa vontade, aos que acreditam na regeneração humana e compreendem que o mundo somos nós, com nossos valores, aos que confiam na capacidade de poder construir uma civilização verdadeiramente humana. Acredita na inteligência, no amor e no trabalho expressos na solidariedade.

Dominada por valores invertidos, nossa sociedade estimula o uso da violência, da competitividade e do "salve-se quem puder". Quanto mais os países lutam uns contra os outros buscando poder, bens e a imposição de seus valores e ideologia, tanto mais criamos uma sociedade violenta e injusta, onde poucos têm muito mais do que precisam para viver, em detrimento de muitos que não têm um mínimo necessário para levar uma vida digna. Tais distorções podem ser facilmente percebidas nas idéias de superioridade racial e da necessidade da guerra para alcançar a paz. Ao defenderem essa competitividade, com a vitória dos mais fortes, jamais se farão leis justas, jamais se construirá uma sociedade legítima, harmoniosa e feliz.

Interdependência

A raiz fundamental de todos os problemas por que passa a humanidade está na ilusão da separatividade. De fato, todos estamos estreitamente interligados e interdependentes. A cultura que possuímos, o alimento que ingerimos, as roupas que vestimos, tudo é fruto do trabalho de outras pessoas durante muitas gerações. Até o ar que respiramos é o mesmo para todos. A visão separatista é apenas ilusão.

Todos pertencemos à mesma fonte de vida. Isso é corroborado por todas as religiões: todos os seres humanos são filhos de Deus. Assim, se Deus é nosso Pai, somos todos irmãos e a nossa família é a humanidade.

Fraternidade

No fundo a questão é simples. Assim como um bolo de chocolate só pode ser feito com chocolate, assim também um mundo de fraternidade só pode ser feito com fraternidade.

Junte-se a nós, vamos fazer coro. Vamos trabalhar para que os valores da sociedade sejam mais elevados. Com amor, inteligência e trabalho expressos na solidariedade poderemos escolher, conscientemente, regras justas e democracia real para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário