quinta-feira, 15 de abril de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa


Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo
o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo
Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do
Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária,
desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das
estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia
poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos
de escolas públicas de todo o país.

Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Participe e ajude seus alunos a descobrir a força que a escrita tem.
Saiba mais!

Contato com a equipe: 0800 771 9310
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 20H. Aos sábados, das 10 às 16H.
Ou acesse os sites: MEC, Fundação Itaú Social, CENPEC.

Estamos inscritos!3001 e 3002 dão a largada para as primeiras oficinas visando à Olimpíada. Hoje, com a turma 3001, lemos e discutimos uma notícia sobre violência e preconceito na escola.
Durante os debates surgiram muitas ideias. O Júnior lembrou da discriminação que hoje, em dia, acontece em relação àqueles que os alunos chamam de CDF. A Jocélia comentou sobre um aluno que sofreu agressão, em uma escola da cidade, porque tinha menos idade que os outros de sua turma. Os debates foram animados e os primeiros textos começam a ser produzidos. A importância da argumentação e do diálogo já foi levantada.
A turma 3002 terminou de assistir ao filme "O Contador de Histórias". Agora as duas turmas já assistiram aos "Escritores da Liberdade" e ao "Contador de Histórias". Ambos têm tudo a ver com o tema "valorização do ser humano", que aliás foi bem abordado no texto de Martha Medeiros, "Em memória de José Mindlin", que lemos em sala. Martha, em sua crônica semanal da Revista de Domingo do Globo, há semanas atrás, comentara sobre o filme e o livro que contam a história da personagem "Preciosa".
Agora nós vamos continuar lendo, vendo filmes, organizando debates e produzindo os nossos textos sobre o lugar onde moramos. É a hora dos nossos artigos de opinião. Mãos à obra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário