sábado, 10 de abril de 2010

MUDARAM OS VALORES... VENHA SER UM PROFESSOR


A ilustração acima representa bem a triste situação na qual a educação, e seus profissionais, nós professores, nos encontramos. Os valores são outros, mudaram completamente...

Reparem bem o semblante do estudante a da professora em ambas as ilustrações e comparem como mudou, como se inverteram.

A educação está em crise e nós professores estamos ficando cada vez mais órfãos e reféns deste novo “sistema educacional” no qual o professor está deixando de ser um dos principais agentes no educar da sociedade.

O número de professores insatisfeitos e frustrados com o atual sistema é alarmante. Os professores mais antigos, que pegaram aquele “bom tempo da educação” contam os dias e aguardam ansiosamente a aposentadoria. Os mais novos, que conviveram no “bom tempo da educação” como estudantes e agora se deparam com esta nova realidade, abandonam o magistério, ou então levam a profissão “na barriga” até mesmo encarando-a como um mero “bico”. Tudo isso não por que são incompetentes ou foram mal preparados, não, isso por que não suportam as atuais condições de trabalho. Salário insuficiente, pois não corresponde aos estudos realizados durante sua formação e, muito menos, ao esforço gasto para transmitir conhecimento ou educar e ensinar. A sensação de que todo seu trabalho é em vão. Ser humilhado pelos alunos, pais de alunos, e até mesmo pelo governo. E ser responsabilizado pela mídia pelo atual fracasso do sistema educacional.

Os professores estão fugindo da sala de aula, a evasão é absurda e o governo federal tenta mascarar a atual realidade da educação no país.

Propaganda mostrando professores sorridentes e felizes e alunos ansiosos por estudar e satisfeitos com a escola, conclama os jovens para entrar no magistério. Propaganda que em nada representa a realidade do atual sistema educacional.

O Governo Federal continua maquiando a verdadeira realidade educacional, transmitindo uma realidade de contos de fadas, onde todos, pais, alunos e principalmente os professores estão felizes com a atual educação. Para combater a alarmante evasão de professores na profissão e a consequente falta de profissionais, agora o MEC vem com a campanha SEJA UM PROFESSOR. Acho que esta campanha surtiria mais efeito se chamassem o Duda Mendonça para, através de sua falsa propaganda, tocar e emocionar os jovens e convencê-los a entrar no magistério. Entrar até poderão, mas assim que se depararem com a verdadeira realidade educacional (não esse conto de fadas mostrados nas propagandas) abandonarão o magistério ou se juntarão aos vários descontetes.

Nós não vemos o governo fazendo propaganda, conclamando os jovens para serem médicos, advogados, engenheiros (por que será???!!!) ... Governantes, INVISTAM NO PROFESSOR, e não em propagandas, que aí sim teremos uma fila de jovens querendo entrar na educação e, com suas forças, lutar para melhorar a sociedade. E pais, façam sua parte, eduquem seus filhos, ensinem a eles os verdadeiros valores éticos, que voces aprenderam com seus pais, e o respeito pelos outos, colegas, professores e demais profissionais que a cada dia travam sua batalha pela educação neste país.

Para terminar um vídeo ilustrando a decadência do magistério:

(prof. Ronei)



JOVEM, VENHA SER UM PROFESSOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário