domingo, 11 de abril de 2010

Analfabetismo funcional

Amanda Cieglinski/Agência Brasil

Brasília – Cerca de 28% da população ainda podem ser classificados como analfabetos funcionais, enquanto somente 25% dominam plenamente o uso da língua. Essas são algumas informações apontas pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2009, divulgado hoje (2). O índice é apurado desde 2001 pela organização não governamental (ONG) Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM).

O Inaf mede os níveis de analfabetismo funcional na população brasileira entre 15 e 64 anos, dividindo em quatro níveis: analfabetismo, alfabetismo rudimentar, alfabetismo básico e alfabetismo pleno. São considerados analfabetos funcionais aqueles que se encaixam nas duas primeiras categorias.

Os dados apontam que houve uma melhora no índice de analfabetismo funcional. O Brasil tinha, em 2007, 34% de pessoas nessa condição, sendo que 9% eram considerados analfabetos e 25% tinham habilidades rudimentares de leitura e escrita. Em 2009, o percentual de analfabetos funcionais caiu para 28% – 21% possuem nível de alfabetização rudimentar e 7% são analfabetos.

Há diversos conceitos para classificar o analfabeto funcional. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é o indivíduo com menos de quatro anos de estudo completos.

O estudo do IPM mostra ainda que ir à escola não é garantia de aprendizagem: 10% dos brasileiros que estudaram até a 4ª série são analfabetos e apenas 6% atingem o nível pleno de alfabetização. Entre os que cursaram ou cursam da 5ª a 8ª série, 24% ainda permanecem no nível rudimentar e apenas 15% podem ser considerados plenamente alfabetizados.

2 comentários:

  1. Parei para pensar nisso...apenas 15% podem ser considerados plenamente alfabetizados,é mto grave.Eu acho incrivel,vc acredita que eu conheço e convivo com 2 analfábetos,homens,nascidos em grande centro, da minha idade??Eu nem preciso ver um OVNI,eu acho isso a coisa mais estranha do mundo.
    Já fechou os olhos e tentou se colocar na pele de um cego?Eu já fiquei horas pensando se eu ñ soubesse ler,é ser MTO excluido,limitado.
    Vou dar uma sumida,para fazer umas provas,ganhar uns conhecimentos e sair das estatisticas,bj,fuii.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem,voltei,acho que esse nome CIDADANIA mexe comigo,rsrs.(vou começar a usar psedonimo rs,para ñ parecer metida)
    Tenho que deixar registrado aqui a minha admiração pelo dr.Alexandre,juiz da l vara da infância e juventude,que convocou hj as mães de escola publica para uma reunião mto bacana no colégio Padre Correa,"GENTEMMM",um juiz levantar a poupança do gabinete e doar seu tempo se preocupando com uma sociedade melhor,crianças mais bem cuidadas e protegidas,temos que aplaudir,quando for para descer o pau vamos berrar,mas temos que reconhecer.Obrigada Dr.Alexandre e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir