sábado, 31 de outubro de 2009

Dióxido de Carbono (CO2)

"Representa apenas 0,035% da atmosfera (excluindo a umidade) mas desempenha um papel vital para o planeta. As plantas verdes absorvem o dióxido de carbono durante a fotossíntese, e tanto plantas como animais o produzem como produto final da respiração.
O dióxido de carbono na atmosfera desempenha uma importante função no controle da temperatura da superfície terrestre, uma vez que é o principal dos gases-estufa. A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado com o passar dos anos. Um estudo mostra um aumento de 315 ppm (partículas por milhão) em 1958 para 350 ppm em 1990 (e agora já ultrapassamos essa marca, segundo estudos já atingimos 390 ppm). Acredita-se que o aumento desse gás, assim como o de outros gases-estufa, provoca o aquecimento global. O aumento nos níveis de dióxido de carbono é produzido, em primeiro lugar, pela queima de combustíveis fósseis, tais como o carvão e o petróleo, que geram energia, e pelo uso de gasolina nos automóveis(...)
Aumentos adicionais nos níveis do dióxido de carbono são causados pelo desmatamento. Quando as florestas são derrubadas, diminui o número de árvores para absorver o dióxido de carbono da atmosfera."

Fonte: Dicionário de Educação Ambiental (Um Guia de A a Z) H. Steven Dashefsky. Trad. Eloisa Elena Torres. Ed. Gaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário