terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ambientalista (Dicionário de Educação Ambiental)

Ambientalista: Pessoa que entende o seu meio ambiente e usa esse entendimento para colaborar na gestão do nosso planeta. Gerir o planeta envolve mudança do estilo de vida, ativismo e participação nas eleições e plebiscitos. Mudar o estilo de vida pessoal pode parecer ter um pequeno impacto na correção dos problemas maiores, mas quando multiplicado por 1 milhão de pessoas, o impacto pode ser impressionante. Os indivíduos que compram produtos reciclados ou biodegradáveis não apenas mudam seus estilos de vida, como também mudam a maneira pela qual as empresas os produzem. Os produtos verdes e novas empresas estão prosperando em função desse novo mercado.
Em uma sociedade democrática, as pessoas não apenas podem tomar uma iniciativa pessoal, como também ajudar na criação de leis que produzem efeitos em uma escala maior. (...) Você pode exercer pressão para a aprovação de leis comunicando-se com seus representantes políticos, tanto em termos individuais como por meio de organizações ambientais.
Provavelmente, o melhor meio de ajudar na gestão da Terra é expressar seus sentimentos nas urnas eleitorais, votando em representantes com visões semelhantes às suas ou em referendos sobre o meio ambiente. Para que isso efetivamente se realize, os ambientalistas devem ser capazes de identificar o discurso verde e a hipocrisia verde.
(Dicionário de Educação Ambiental - Um guia de A a Z. - H. Steven Dashefsky. Trad. Eloisa Elena Torres. Editora Gaia.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário