sexta-feira, 30 de outubro de 2009

350.org


"Que significa o número 350?

350 é o número mais importante do mundo – é aquilo que os cientistas consideram ser o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

Há dois anos, climatologistas de topo, após terem observado o rápido derretimento do gelo do Árctico e outros sinais assustadores de alterações climáticas, publicaram uma série de estudos segundo os quais o planeta estava em risco de catástrofe natural e humana se as concentrações de CO2 atmosférico se mantivessem acima das 350 partes por milhão.

Toda a gente, desde Al Gore até cientistas de topo da ONU adotaram agora esta meta como sendo necessária para estabilizar o planeta e evitar a completa catástrofe. Agora o problema é conseguir que os nossos líderes tomem isto em conta e tracem políticas que ponham o mundo de volta no caminho correcto rumo aos 350.

Os 350 são cientificamente possíveis?

Neste momento, sobretudo porque queimamos tanto combustível fóssil, a concentração atmosférica de CO2 é de 390 ppm – o que é muitíssimo elevado, e é por isso que o gelo está derretendo, a seca está se espalhando, as florestas estão morrendo. Para fazer este número descer, a primeira tarefa será parar de pôr mais carbono na atmosfera. Isto implica uma transição muito rápida para energia solar e eólica e outras formas de energia renovável. Se pararmos de lançar mais carbono na atmosfera, as florestas e oceanos irão lentamente sugar parte dele do ar e trazer-nos de volta a níveis mais seguros.

Os 350 são politicamente possíveis?

É muito difícil. Significa deixar as energias fósseis mais depressa do que os governos e os grupos empresariais haviam planejado. A nossa melhor hipótese para acelerar o processo será este Dezembro em Copenhagen, quando as nações de todo o mundo se encontrarem para concertar um novo tratado de clima. Neste momento, o que planejam fazer não é suficiente. Mas nós podemos mudar isso – se mobilizarmos o mundo para ação climática rápida e corajosa," que é o que vem sendo feito e o que nós, em Petrópolis, faremos no dia 8 de novembro, domingo, no Parque de Itaipava, às 11:00h. Compareçam vestidos de branco e/ou azul. próximos à quadra central. Faremos uma caminhada pelo parque e em seguida um ato interativo. Repassem este informe e estejam lá!!! Se puderem, levem uma faixa ou cartaz com o número 350. Ou...usem a criatividade! E não esqueçam de levar as crianças
Esse será o 1º Ato Público do Projeto Cidadania Planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário