quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Você sabe o que é aquecimento global? (Planeta Sustentável)

Fique ligado
Você sabe o que é aquecimento global? Os ursos polares estão ficando sem casa com o derretimento das geleiras

de olho no clima

Você sabe o que é aquecimento global? Provavelmente, você já ouviu falar em aquecimento global e mudanças climáticas. Mas, saberia dizer o que essas expressões significam e, principalmente, o que têm a ver com o seu dia-a-dia?

Planeta Sustentável
27/08/2009 Texto: Thays Prado

Essa história de aquecimento global/mudanças climáticas funciona mais ou menos assim. Sempre que:

- um adulto usa seu carro para ir trabalhar ao invés do transporte público;
- um governo decide construir uma usina termelétrica, movida a carvão, em vez de optar pela energia limpa dos ventos, do sol ou dos rios;
- pessoas cortam árvores na Amazônia ou em qualquer outro bioma, sem nenhum controle;
- deixamos a luz acesa ao sairmos do quarto;
- não desligamos o chuveiro enquanto nos ensaboamos no banho;
- não separamos nosso lixo para a reciclagem e ele vai parar em um aterro sanitário ou nos lixões ou
- compramos produtos sem necessidade,

uma grande quantidade de gás carbônico (CO2), metano e outros gases são lançados na atmosfera. O problema é que quanto mais esses gases – que também são chamados de carbono equivalente - se concentram no ar, mais provocam efeito estufa. Ou seja: o calor dos raios solares que aquece a Terra tem dificuldades em se espalhar no espaço e fica preso abaixo dessa camada de gases.

Como a humanidade está acumulando uma grande quantidade de carbono equivalente nos últimos 150 anos – principalmente a partir da Revolução Industrial!!! -, a temperatura do planeta começou a subir. Esse é o fenômeno que chamamos de aquecimento global.

Quanto mais o planeta esquenta, mais acontecem alterações no clima, chamadas de mudanças climáticas, que se manifestam de diversas maneiras, alterando o equilíbrio natural de todos os ecossistemas.

Alguns lugares mais secos começam a sofrer com grandes tempestades e enchentes, como vimos acontecer este ano no Nordeste. Regiões mais frias, como o sul do Brasil, podem enfrentar secas intensas ou um período muito prolongado de fortes chuvas, provocando tragédias como a que aconteceu em Santa Catarina no final do ano passado.

As geleiras já começaram a derreter por causa do calor, a água que escorre delas aumenta o nível do mar e isso pode fazer com que várias cidades de praia sejam inundadas e até desapareçam. Já pensou?? E, com a menor quantidade de gelo, os ursos polares precisam nadar muito mais do que antes para conseguir um local firme para descansarem, muitos não aguentam e morrem no meio do caminho.

A Terra é um planeta muito sensível. Há dois anos, um grupo de cientistas do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas descobriu que, se a temperatura aumentar mais do que 2ºC, nós, seres humanos, teremos dificuldades em continuar vivendo por aqui e enfrentaremos muitas catástrofes. Até a Amazônia pode ser transformada em um deserto – você consegue imaginar como seria? - e as pessoas de regiões muito pobres, como algumas aqui no Brasil, na África e na Ásia, por exemplo, sofrerão ainda mais por falta de recursos para se proteger dos problemas climáticos.

Atualmente, pessoas, empresas e governos do mundo todo estão preocupados com o futuro do planeta. Em dezembro, a ONU – Organização das Nações Unidas vai realizar uma reunião com governantes ou seus representantes, em Copenhague, na Dinamarca: a 15ª COP – Conferência das Partes. Lá, os países vão decidir, juntos, o que pode ser feito para reduzir a quantidade de gases de efeito estufa que cada um lança na atmosfera. As nações que emitiram mais carbono equivalente até agora terão de fazer um esforço maior.

Essa história pode parecer muito distante da gente, mas não é não! Com pequenas ações no dia-a-dia, todo mundo pode fazer a sua parte e manter a temperatura da Terra em equilíbrio. E você, o que vai fazer para ajudar o planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário