quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ecocidades do futuro

As surpreendentes ecocidades do futuro (Parte 1)

Paula Alvarado
Paula Alvarado é jornalista e vive em Buenos Aires, Argentina. Desde que começou a colaborar com TreeHugger.com em 2005..

Eco-ciudad-montecorvo-espana-1 Em resposta à crescente preocupação com o meio ambiente e à tendência ao desenvolvimento sustentável em todo o mundo, projetos utópicos propõem cidades desenhadas para causar menos impacto ao planeta.

Apresentamos aqui sete projetos em andamento, no hemisfério norte: Masdar, em Abu Dhabi; Logroño Montecorvo, na Espanha; Hall Hanham, no Reino Unido; Ecobay, na Estônia; Eco City, na Alemanha; e Songdo, na Coreia do Sul.

Neste primeiro post sobre o assunto, abordaremos os três primeiros projetos:

Foto: Projeto Montecorvo, na Espanha © MVRDV.

Eco-ciudad-masdar-abudhabi Masdar – A primeira cidade sem produção de carbono e lixo. O projeto foi anunciado em 2007 e começou a ser executado no início de 2009, em Abu Dabi nos Emirados Árabes Unidos, sob o comando da empresa inglesa de arquitetura Foster + Partners. O local terá uma área de 6 milhões de metros quadrados e capacidade para mais de 47 mil habitantes.

Para atingir a meta de emissão zero de carbono, o projeto não inclui o uso de automóveis, num sistema em que o transporte público é um de seus pontos principais.

Tudo foi pensado para que os habitantes não tenham de andar mais de 200 metros até o local de embarque. E se a opção for caminhar, calçadas sombreadas protegerão o pedestre do calor do Oriente Médio.

A energia elétrica será toda proveniente de recursos renováveis; e o abastecimento de água, oriundo da coleta fluvial e de um projeto de dessalinização.

Os resíduos, serão tratados com rigor: os orgânicos servirão de combustível para usinas de energia, e o não orgânico será reciclado.

Estima-se que a cidade estará pronta em 2016, com um investimento de 13 bilhões de dólares que, paradoxalmente, provêm das exportações de petróleo do Oriente Médio.


Eco-ciudad-montecorvo-espana-2 Logroño Montecorvo – O projeto de La Rioja, na Espanhapropõe uma cidade que funcione totalmente a partir de fontes de energia solar e eólica. A ideia foi apresentada em um concurso internacional, em 2007 e teve sua construção aprovada em julho de 2009.

A ideia foi criada pelo estúdio dinamarquês MVRDV e a empresa espanhola GRAS, e terá uma área de 56 hectares nas colinas de Montecorvo e La Fonsalada.

Serão construídas cerca de 3 mil casas livres de emissão de carbono, que não afetam a paisagem do local e estarão em harmonia com o meio ambiente.

Será construído um centro de pesquisas de energias alternativas que abastecerá as áreas de entretenimento; lojas, um museu e praças públicas.

Como mencionado, toda eletricidade será proveniente da energia produzida por um parque eólico e painéis solares fotovoltaicos. O investimento estimado é de 288 milhões de Euros, e ainda não se sabe quando será concluído.


Eco-ciudad-hanham-hall-reino-unido Hanham Hall – É um complexo urbano de 6,6 hectares, com cerca de 200 casas livres de carbono, ele será construído em Bristol, no Reino Unido.

O complexo será uma vila desenhada pela empresa HTA e financiada por fundos públicos e privados. Está sendo construída onde antes havia um hospital, que será transformado em um centro comunitário.

Cada casa será feita com painéis de isolamento para melhor controle da temperatura; materiais de construções anteriores serão reutilizados e o local estará livre de compostos orgânicos que se deterioram.A cidade contará com ciclovias por toda a sua área, uma usina de biomassa para o tratamento de resíduos e um sistema sustentável de gestão da água.

Estima-se que as primeiras casas sejam entregues em 2010.

No segundo post sobre este assunto, saiba mais sobre os projetos da Estônia, Alemanha e Coreia.

Mais informações sobre as ecocidades deste post em:

Masdar - Foster + Partners - New York Times

Montecorvo - MVRDV - Inhabitat

Hanham Hall - HTA - Architect´s Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário