segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brasil no clima








Fotos: Pita Cavalcanti

O Movimento Brasil no Clima, o Partido Verde e numerosas ONGs ambientalistas realizaram uma caminhada com a senadora Marina Silva, na orla carioca, no domingo, dia 27, às 11 horas do final do Leblon ao Leme. O objetivo é pressionar o governo brasileiro a assumir metas de redução de emissões de carbono adotando políticas que apontem, entre outros objetivos, para o desmatamento zero e zero novas termoelétricas a carvão. A exigência é que o governo explicite, claramente, e assuma, de forma obrigatória e internacionalmente verificável, essas metas na Conferência de Copenhagen.

O Brasil pode e deve combater drasticamente as queimadas na Amazônia, no Cerrado, seu uso nos canaviais e, também assumir metas de redução de emissões de CO2 e, metano nas áreas de transportes, indústrias, lixo, energia e agro-pecuária que apontem para uma redução de 20% das emissões até 2020. Isso representa metade do compromisso já assumido pela União Europeia. A posição do Brasil em Copenhagen deve se basear em dois princípios:

1 – todos devem reduzir emissões, inclusive os países emergentes como a China, India e Brasil.

2 – os responsáveis históricos pela acúmulo de 70% dos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera, EUA, Europa e Japão, devem participar do financiamento do esforço internacional para reduzir emissões, na proporção em que contribuiram para a presente situação. Isso significa aproximadamente U$ 330 bilhões por ano.

As perspectivas para a Conferência de Copenhagen não são nada animadoras. Estamos muito longe das medidas que seriam necessárias para conter o aquecimento global em dois graus, que é o máximo que o planeta pode esquentar sem incorrer em catástrofes, segundo os cientistas do IPCC da ONU. Nossa caminhada no Rio, no domingo, 27/9, foi a primeira de muitas em todas as cidades brasileiras e parte ativa da mobilização planetária dos verdes e dos cidadãos conscientes, pelo Clima.

PELO CLIMA, COM MARINA SILVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário