segunda-feira, 7 de setembro de 2009

50000 nas ruas – A Alemanha é antinuclear (Greenpeace Blog)

Aproximadamente 50 mil pessoas se reuniram em um protesto hoje, em Berlim, para exigir o fim da utilização de energia nuclear em todo o mundo, numa das maiores manifestações do gênero dos últimos anos. O protesto foi acompanhado por 350 tratores vindos da região de Gorbelen, onde se encontra um depósito de lixo atômico.

A Alemanha foi o país que forneceu a tecnologia para os reatores brasileiros e que desistiu dos acordos de transferência de tecnologia nuclear para o Brasil, incentivando que esse país explorasse o seu incomparável potencial renovável. A Alemanha optou por desativar todos os seus reatores, mas as eleições estão ameaçando a decisão que tanto agradava sua população, por isso o povo alemão resolveu se manifestar.

A manifestação de hoje foi uma dentre as diversas que vêm acontecendo, para que a decisão de desnuclearização da Alemanha continue sendo cumprida. Os alemães já tiveram diversos problemas com seu programa nuclear e por isso insistem em desistir do mesmo, enquanto ainda há tempo.

O contrato do Brasil com a Alemanha, que não seria cumprido por este país já que optou por deixar seu programa nuclear, foi transferido para a França, por ter a estatal francesa Areva comprado a construtora alemã.

Diversos países vêm se manifestando contra a tecnologia nuclear em suas matrizes de geração energética, enquanto o Brasil com seu enorme potencial renovável insiste em se nuclearizar. A França é um grande exemplo do fracasso dessa tecnologia, de quem iremos importar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário