segunda-feira, 14 de março de 2011

Professores em banda larga (Diário de Petrópolis)

Categorizado | Destaques, Sem categoria

Professores do Estado conectados em banda larga

Professores do Estado conectados em banda larga

Ascom/Secretaria de Educação
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro vai migrar a tecnologia dos minimodens utilizados pelos 50.750 professores contemplados com notebooks pelo projeto Conexão Educação. A substituição da tecnologia 2G pela 3G começa a acontecer a partir do mês de abril. O projeto atenderá toda a rede e deverá ser finalizado até o mês de junho.

O objetivo é ofertar uma tecnologia mais rápida (até 2 megabytes), em função da evolução tecnológica, permitindo que os docentes acessem e baixem conteúdos em maior velocidade, participem de videoconferências e acessem com facilidade os portais da Seeduc (Conexão Aluno e Conexão Professor), além das ferramentas de gestão escolar, como o Conexão Educação.

Para manter os professores em compatibilidade com a evolução do mercado, a Secretaria de Estado de Educação está investindo cerca de R$ 1,6 milhão por mês nos minimodens. A tecnologia móvel permitirá aos docentes acessar a internet de vários locais, não apenas na sala de aula, mas também de suas residências, universidades e cursos.

Além das coberturas GPRS e EPGE (protocolos que tornam viável a transmissão de dados), o aparelho também detectará a tecnologia de transmissão de dados GSM, cobrindo áreas mais extensas no estado. O primeiro lote já está sendo entregue na Seeduc. No próximo mês, um projeto piloto vai percorrer as escolas para efetuar a substituição dos modens na Região Metropolitana do Rio.

Tecnologia na rede estadual de ensino

Ciente do interesse dos jovens pelo mundo digital e da importância do uso do computador no processo ensino-aprendizagem, a Secretaria de Educação equipou todas as escolas com máquinas e acesso à internet, concedeu mais de 50 mil notebooks para professores e premiou 9.553 alunos com laptops, pelo projeto Geração Futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário