terça-feira, 8 de março de 2011

Partido da Educação -Gabriel Perissé

Leio no Globo de hoje uma nota sobre a possível fundação do Partido da Educação, acho uma grande idéia. Educadores e sociedade em geral precisam unir-se e organizar-se para que este país possa ter um destino de desenvolvimento e sustentabilidade, postarei aqui algumas matérias sobre essa iniciativa. É o caso do texto abaixo que fala sobre o tema.
Sylvio Costa Filho

Partido da educação

Gabriel Perissé


Gabriel Perissé

Ler, pensar e escrever


Se vier a existir oficialmente o Partido da Educação, nele votarei. Votarei em seus vereadores, deputados, prefeitos, senadores e governadores. Votarei no seu candidato à presidência. Votarei em todos os seus candidatos, sejam professores ou não. Não é preciso ser professor para amar a educação. (Por vezes, é até bom que não seja...)

Por mais que a economia nos prometa o céu, por mais que a religião nos prometa a prosperidade, por mais que a tecnologia nos prometa eficácia, por mais que os hedonistas nos prometam o êxtase, por mais que as drogas nos prometam a felicidade, por mais que a ecologia nos prometa o equilíbrio, por mais que a psicoterapia nos prometa a superação, por mais que a mídia nos prometa lucidez... sem educação, todos os projetos e promessas são inócuos.

A única palavra que faz sentido — educação. Educação é abordagem, tema, objetivo, expectativa, preocupação, síntese, colóquio, rumo. Sem educação não há salvação.

Educação em todas as dimensões. Educação alimentar, educação no trânsito, educação para o amor (incluindo educação sexual, conjugal e pa/maternal), educação próxima e à distância, educação até na escola!
O Partido da Educação espera os outros partidos falarem. Uma questão de bons modos. Mas depois quer dar a sua aula. Quer ministrar o seu curso... e haja discurso!

O Partido da Educação é irritantemente coerente — sempre toma o partido da educação. Não tem outra proposta, não acredita em qualquer iniciativa que não seja educacional na origem, nos meios e nas metas. O Partido da Educação só se mete em questões educacionais — e tudo se inicia, termina e recomeça em questões educacionais.

Meu voto para o Partido da Educação! Todos os estudantes votarão no Partido da Educação. Todos os professores votarão no Partido da Educação. Todos aqueles que um dia aprenderam a ler graças a uma professora (ou professor) votarão no Partido da Educação.

O Partido da Educação é o Partidão por excelência. O Partido que parte do princípio de que Educação é a melhor parte. O Partido da Educação não promete facilidades. Haverá lição de casa, exames e trabalho em grupo. O Partido da Educação reprova quem debochar do conhecimento e da leitura.

O Partido da Educação fará de todos nós, mais do que eleitores, mestres em política. O Partido da Educação não vende diplomas nem compra votos. Por isso terá meu apoio!

A jornada do escritor, Ampersand, 1997, 360 páginas.

Matéria publicada no Correio da Cidadania

Sobre o autor:

Gabriel Perissé é doutor em educação pela USP e professor do mestrado em educação da Uninove-SP.
Web Site : www.perisse.com.br



Matéria publicada em 01/04/2006 - Edição Número 80

2 comentários:

  1. QUÉM É O FUNDADOR DESTE PARTIDO PEC. JA ESTAR REGISTRADO?

    ResponderExcluir
  2. DE FATO O BRASIL PRECISA DE UM NOVO E ATUANTE PARTIDO, NÃO APENAS MAIS UM PARTIDO.
    ACREDITO QUE PEC PARTIDO DA EDUCAÇÃO E CIDADANIA VENHA COM UMA PROPOSTA INOVADORA A FIM DE ACABARMOS COM A EDUCAÇÃO SUCATEADA DO PAÍS.
    MAS ACIMA DE TUDO QUE SEJA ÉTICO POIS NÃO AGUENTAMOS MAIS A CORRUPÇÃO.

    ResponderExcluir