quinta-feira, 10 de março de 2011

Filtros de café gerando Biodiesel (eco4planet)

Ciência, Geração de Energia, RRR
Da série “o que fazer com esse lixo”. Filtros de café gerando Biodiesel




O Coffree ainda não está no mercado, por isso continuaremos por mais algum tempo tomando café coado em filtros de papel. Mas uma pesquisadora de São Paulo teve uma ótima ideia para evitar o descarte desse papel devidamente borrado de café: transformá-lo em biodiesel.


E como funciona?

Denise Moreira dos Santos, professora de química que ministra o curso técnico de Química no Centro Paula Souza, entidade que administra Etecs e Fatecs em São Paulo, diz que a pesquisa com borras de café como matéria-prima para produção de biodiesel era só um experimento para crianças em sala de aula, porém acabou se tornando sua dissertação de mestrado.

A forma de extração do combustível é a mesma de sempre: o óleo essencial é extraído da borra de café com o uso do etanol como solvente. Depois disso, o material é colocado num catalisador alcalino para que seja feita uma reação de transesterificação e, com isso, chegar ao biodiesel.


Preocupação ambiental

Denise ainda lembra que a pesquisa visava mostrar aos alunos como é possível aproveitar um resíduo descartado no ambiente para a produção de energia. Preocupada em tornar o projeto ainda mais ecológico, a pesquisadora prefere secar a borra de café ao sol e não em fornos ou estufas, e ainda alerta que o uso da borra como fertilizante e o descarte inadequado podem contaminar o solo.

Como sugestão, a criadora da pesquisa, gostaria de ver pequenas comunidades agrícolas utilizando essa técnica para abastecer tratores e máquinas.


Dica

Ah, é bom lembrar que coadores de pano são uma boa opção, mas alguns cuidados são necessários: não usar diariamente por mais de um mês; lavar sem sabão e guardar em um recipiente com água na geladeira para evitar bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário