sábado, 12 de março de 2011

Do Blog Educação (Dia do bibliotecário)

Parabéns a todos os bibliotecários do Brasil

11 de março de 2011

Comente

arquivoNo Brasil, o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março como um marco do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. A data celebra a importância do grande guardião dos livros nas escolas, bibliotecas públicas, universidades, empresas e organizações sociais.

O bibliotecário nasceu em 1882 e fez sua primeira graduação em engenharia elétrica. Foi fazendo um curso de aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos que conheceu bibliotecário Melvil Dewey, que mudou sua trajetória profissional. O americano, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal, ajudou o brasileiro a migrar para a carreira de biblioteconomia.

Manuel Bastos Tigre trabalhou no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Biblioteca Nacional e na Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Ao longo de várias décadas, ajudou a disseminar informação e conhecimento a fim de promover o desenvolvimento cultural e social de nosso país.

É lembrando um pouquinho desta história, que o Blog Educação parabeniza todos os bibliotecários do Brasil, profissionais que ajudam alunos, educadores e professores a pesquisar e sistematizar documentos, manuscritos, impressos e materiais digitais e audio-visuais de todas as naturezas.

>> Para saber mais sobre esta carreira, confira o site do Conselho Federal de Biblioteconomia: http://www.cfb.org.br/

Equipe Blog Educação

Parabéns às bibliotecárias do Hercília Moret, nosso colégio!!!!!!! Graças a vocês nós evoluimos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário