quarta-feira, 2 de março de 2011

"Aula de Português"

O título desta postagem é também título de um livro essencial para os professores de língua portuguesa. A autora é Irandé Antunes e foi editado pela Parábola Editorial.
Ainda existem professores que insistem em aulas que priorizam as terríveis e exaustivas classificações e nomeações, usando os textos apenas como pretextos para insistirem obstinadamente em uma gramática normativa e prescritiva. Contrárias a essa postura, há muito que várias vozes já se levantaram mostrando quão inútil tem sido essa direção, que acaba por afastar os jovens do prazer do texto e da aventura maravilhosa que a linguagem pode proporcionar.
A seguir vão alguns trechos do livro "Aula de Português", de Irandé:

"Nas atividades em sala de aula, o professor bem que poderia desenvolver nos alunos a competência para ouvir o outro, escutar, com atenção, o que ele tem a dizer (competência socialmente tão relevante e pouco estimulada!)"

"Em termos muito gerais, as aulas de português seriam aulas de:
  • falar,
  • ouvir,
  • ler e
  • escrever textos em língua portuguesa,
    dentro de uma distribuição e complexidade gradativas, atentando o professor para o desenvolvimento já conseguido pelos alunos no domínio de cada habilidade."

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