O título desta postagem é também título de um livro essencial para os professores de língua portuguesa. A autora é Irandé Antunes e foi editado pela Parábola Editorial.
Ainda existem professores que insistem em aulas que priorizam as terríveis e exaustivas classificações e nomeações, usando os textos apenas como pretextos para insistirem obstinadamente em uma gramática normativa e prescritiva. Contrárias a essa postura, há muito que várias vozes já se levantaram mostrando quão inútil tem sido essa direção, que acaba por afastar os jovens do prazer do texto e da aventura maravilhosa que a linguagem pode proporcionar.
A seguir vão alguns trechos do livro "Aula de Português", de Irandé:
"Nas atividades em sala de aula, o professor bem que poderia desenvolver nos alunos a competência para ouvir o outro, escutar, com atenção, o que ele tem a dizer (competência socialmente tão relevante e pouco estimulada!)"
"Em termos muito gerais, as aulas de português seriam aulas de:
Ainda existem professores que insistem em aulas que priorizam as terríveis e exaustivas classificações e nomeações, usando os textos apenas como pretextos para insistirem obstinadamente em uma gramática normativa e prescritiva. Contrárias a essa postura, há muito que várias vozes já se levantaram mostrando quão inútil tem sido essa direção, que acaba por afastar os jovens do prazer do texto e da aventura maravilhosa que a linguagem pode proporcionar.
A seguir vão alguns trechos do livro "Aula de Português", de Irandé:
"Nas atividades em sala de aula, o professor bem que poderia desenvolver nos alunos a competência para ouvir o outro, escutar, com atenção, o que ele tem a dizer (competência socialmente tão relevante e pouco estimulada!)"
"Em termos muito gerais, as aulas de português seriam aulas de:
- falar,
- ouvir,
- ler e
- escrever textos em língua portuguesa,
dentro de uma distribuição e complexidade gradativas, atentando o professor para o desenvolvimento já conseguido pelos alunos no domínio de cada habilidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário