domingo, 1 de março de 2009

Por uma outra globalização (1)


Por uma outra globalização
do pensamento único
à consciência universal

Esse é o título de um livro ótimo que nós temos no acervo da biblioteca. A autoria é do Prof. Milton Santos, eminente geógrafo que muito contribuiu para o pensamento crítico de nossa cultura, de forma multidisciplinar. O livro é uma publicação da Ed. Record e foi encaminhado à escola através do FNDE/PNBEM 2008. Nesse livro, Milton Santos nos convida a uma interpretação do mundo contemporâneo, sob um ponto de vista crítico. O autor denuncia os aspectos perversos da chamada globalização, no entanto, como é afirmado no próprio livro, já vislumbra "a semente de uma evolução positiva, que deverá conduzir ao estabelecimento de uma outra globalização".
Escolhemos alguns trechos do livro que contribuem para a problematização do conceito de cidadania planetária e suas consequentes definições. Seguem postagens sobre esses trechos escolhidos e fica o convite para aqueles que se interessarem em conhecer o livro em sua totalidade. Vale a pena!!!

A esquizofrenia do espaço

Como sabemos, o mundo, como um conjunto de essências e de possibilidades, não existe para ele próprio, e apenas o faz para os outros. É o espaço, isto é, os lugares, que realizam e revelam o mundo, tornando-o historicizado e geografizado, isto é empiricizado.
Os lugares são, pois, o mundo, que eles reproduzem de modos específicos, individuais, diversos. Eles são singulares, mas são também globais, manifestações da totalidade-mundo, da qual são formas particulares.

Milton Santos

Obs. Os grifos são nossos

Nenhum comentário:

Postar um comentário