segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia Mundial da Água (da página da Secretaria de Estado de Educação)

Dia Mundial da Água – Preservar é necessário

Desde a sua criação pela ONU - Organização das Nações Unidas, em 22 de março 1992, o Dia Mundial da Água é destinado à discussão de vários temas relacionados a esse bem natural - condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. É um dia para refletir e pensar ações que devem ser estendidas por todo ano em busca de resultados que possam garantir a sua preservação.

Professores e alunos têm feito o seu trabalho: em 2008, diversas unidades de ensino da rede estadual apresentaram projetos para defesa do meio ambiente, incluindo a preservação das águas e, esse ano, já existem vários outros em andamento. Cada trabalho criado é multiplicado pelas crianças junto às famílias e suas comunidades.

Atitudes que colaborem para evitar o desperdício vêm se tornando cada vez mais necessárias e urgentes. Embora tenhamos dois terços do planeta banhado por água, apenas 0.008% desse total é próprio para o consumo e a crescente contaminação dos rios e lagos vem contribuindo para uma redução desse percentual.

Pequenas ações no dia a dia da população precisam ser adotadas rapidamente. As sugestões são muitas e algumas muito divulgadas, embora nem sempre seguidas. A mais famosa é fechar a torneira durante a escovação dos dentes, mas existem muitas outras que, a princípio, podem parecer trabalhosas, mas que acabam se tornando um hábito que pode garantir água para as próximas gerações. É preciso saber quando e porque abrir a torneira e entender que é preciso mantê-la fechada quase o tempo todo. Também precisamos saber quando abrir o ralo: a reutilização da água em várias situações também é uma prática que precisa se abraçada em todos os lares.

O respeito à natureza e o cuidado com o saneamento é outro fator que está diretamente ligado ao nosso “copo d’água de cada dia”. É preciso preservar as regiões de mananciais e não poluir os rios. Tentar produzir a menor quantidade de lixo possível, evitando os descartáveis e reciclando-os quando eles forem inevitáveis é uma forma de evitar um descarte inadequado que pode parar em uma das nossas fontes. Além disso, é essencial que a comunidade se reúna para discutir o assunto: muitos condomínios, comunidades e empresas podem criar novos caminhos para ajudar nessa economia.

Nesse dia mundial da água, a sugestão é que todos peguem papel e lápis e relacionem as atividades para as quais a água é imprescindível. Se o exercício for bem feito, a surpresa será inevitável: usamos água para tudo. Para o básico, como plantio de alimentos e higiene pessoal, assim como para o mais elaborado, como a produção de cremes e perfumes, a água participa de forma decisiva na vida de todos os seres vivos. Lista pronta, imaginem a nossa existência com uma restrição significativa desse líquido. Será fácil concluir que ajudar a preservá-lo é uma necessidade de todos.

Serviço:

Até o final do mês de março, todos poderão conhecer o espaço Encontro das Águas, na Lagoa. O local será palco da exposição “Esculturas do Mar”, com mais de 70 peças em madeira produzidas pelo artista plástico Antonio Fernandes Varela. A maioria das obras são produzidas com material recolhido em caminhadas pelas praias da Ilha do Governador, onde mora e tem seu atelier. Além de conhecer as peças do artista plástico, os visitantes também poderão apreciar a exposição de fotos “Águas Litorâneas”, com trabalhos de Márcia Foletto e Ricardo Azaury.

A exposição é uma iniciativa Secretaria Estadual do Ambiente e ficará na Avenida Borges de Medeiros, 1.444, na Lagoa, ao lado do Parque dos Patins. Funcionará diariamente, das 10h às 19h. A entrada é franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário