quarta-feira, 4 de março de 2009

Gaia Está Com Febre?


Olá amigos, saudações ecológicas.

Comunico que estarei mudando, neste semestre o tema de trabalho com as turmas.

Irei falar sobre o aquecimento do meio ambiente, suas causas e conseqüências.

O que me levou a mudar foi uma reflexão sobre a atual crise cujo ápice está bem próximo.

Não me refiro a crise do capital, pois esta é anunciada e esperada, pois o sistema capitalista como foi concebido, é um sistema natimorto. Basta termos paciência para seu sepultamento.

A crise que me refiro, e que a sociedade ainda não se deu conta, é a crise ecológica, sem precedentes que advinha nossas portas.

Cientistas que fazem parte do IPCC, estão revendo dados, desde o primeiro relatório, e neste quarto relatório chegaram a conclusão que o aquecimento global está ocorrendo de uma forma muito mais rápida do que se imaginava, e alguns afirmam que ações humanas alguma no presente poderá nos salvar do desastre futuro próximo.

O homem, como um câncer, está matando Gaia aos poucos. E esta, como um organismo vivo, logo “inteligente”, precisa proteger-se contra seu agressor, por questão de auto- sobrevivência.

Assim como nosso organismo produz anti corpos e meios para nos proteger de bactérias, vírus, de doenças, o organismo Gaia se dispõe de vários meios para se manter viva, e preservar seus órgãos, sua saúde.

Nos primórdios da humanidade o homem vivia em harmonia com Gaia, pois se via como parte dela, os índios ainda mantém esta visão ( não todas as tribos, é claro). Com a mudança de concepção, os homens passaram a explorar a Terra e seus recursos, tirando dela não sua subsistência, mas impondo sua ganância.

A única coisa que pode nos salvar é uma mudança de mentalidade, é voltarmos à origem e ver a Terra não como a Mãe Natureza, a qual está ai para nos alimentar, nos servir, nutrir nossa ganância.

Temos que ver a Terra como um organismo vivo, e nós , seres que fazem parte deste organismo. E temos que viver em harmonia com este organismo para que o sistema funcione com perfeita saúde. Temos que entender que nós também fazemos parte da Natureza, deste organismo, e qualquer mal que fazemos contra Gaia, é uma mal que praticamos a nós mesmos.

O Aquecimento do meio ambiente é uma realidade, temos que nos conscientizar desta realidade, entender, e aprender a lidar com ela. É uma crise e como em toda crise iremos sofrer, mas sairemos dela com uma outra mentalidade, com um outro espírito, com uma visão muito mais mística e holística, uma visão ecológica. E quem sabe até interar nossa mente com a mente Gaia.

Um abraço verde a todos.

Ao término de um período de decadência

sobrevém o ponto de mutação. A luz poderosa

que fora banida ressurge... O velho é descartado

e o novo é introduzido. Ambas as medidas se

harmonizam com o tempo, não resultando daí,

portanto, nenhum dano.

I Ching



PROFESSOR RONEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário