domingo, 8 de março de 2009

Existe relação entre nossa saúde, a nossa felicidade e o bom funcionamento do organismo Gaia?

Olá amigos, saudações ecológicas.

Todos nós temos consciência da crise ecológica da qual estamos atravessando. Milhões de pessoas se mobilizam em todo o mundo para tentar atenuar os efeitos desta crise. O cidadão, seja individualmente ou organizado em associações, as empresas e os governos, mudam suas visões e tomam atitudes, assumem posturas mais ecológicas para “salvar o Planeta”.
Sustentabilidade, consumo consciente, reciclagem de materiais e das idéias, palavras que se materializam em ações para tentar frear a crise.
Numa visão holística e ecológica da vida o homem não está à parte da natureza, mas é parte fundamental dela e de extrema importância para o seu equilíbrio, assim como as bactérias, as formigas, os pássaros, e todas as demais espécies de seres vivos.
Se a saúde de uma comunidade específica ou da sociedade como um todo está abalada, esta desarmonia interfere no bom funcionamento dos demais sistemas que interagem com este. Se somos parte do grande organismo Gaia, nossa saúde interfere na saúde deste grande organismo.
A preocupação em cuidar do meio ambiente é mais do que válida, mas também temos que nos preocupar com nosso corpo, nossa saúde, pois são partes importantes do organismo Gaia.
Se temos uma postura agressiva em relação à saúde de nosso corpo, seja com a alimentação, o cigarro, excesso de bebida alcoólica, a indiferença perante os sintomas claros de estresse que nosso corpo nos dá, de quase nada adianta levantarmos a bandeira “salve o Planeta”.
A harmonia e a saúde do nosso corpo é fundamental pra a saúde e harmonia do organismo Gaia. O desequilíbrio ambiental teve origem quando a sociedade deixou a visão holística e ecológica das primeiras comunidades, passando a adoecer aos poucos e progressivamente até entrar em coma como estamos no presente.
Nosso corpo está em harmonia, quando a parte fisica, mental e espiritual estão em perfeito funcionamento, ou seja, quando estamos gozando de perfeita saúde e felicidade.
Se quisermos salvar o planeta temos que começar com nosso corpo físico e espiritual. Praticar uma dieta saudável, com bastantes frutas e verduras (se puder dar preferência aos orgânicos), deixar o cigarro, dar preferência a medicamentos fitoterápicos, praticar exercícios físicos e formas de combate ao estresse oriundo das religiões orientais. Isso é uma forma de cuidar da harmonia do nosso corpo e proteger o meio ambiente.
A busca incessante da nossa felicidade, respeitando Gaia, é um dos meios de beneficiar todo o meio ambiente.

Abaixo postei o texto “Dicas Para Uma Vida Melhor” de Vilmar Berna. O autor é um dos maiores ecologistas brasileiros da atualidade. Ganhador de diversos prêmios internacionais, dentre eles o Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente, em 1999.
Neste artigo ele diz práticas que podem nos ajudar a encontrar nossa felicidade. Não é um texto de auto ajuda mas de pequenas coisas que podem ser feitas, sem deixarmos nossa rotina. Pequenas coisas que ao serem postas em práticas trarão grandes benefícios a nossa saúde fica e mental e por extensão ao meio ambiente.
Uma boa leitura e um abraço verde a todos.

Professor Ronei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário