domingo, 1 de março de 2009

Do Blog de Educação Política (Fórum Mundial da Educação)


MOACIR GADOTTI AFIRMA EM FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO QUE ENSINO DEVE CONSTRUIR UMA CIDADANIA PLANETÁRIA E TRANSFORMADORA


Milhares de participantes no Fórum Social Mundial

BELÉM - Aguardado como um dos maiores eventos prévios ao Fórum Social Mundial (FSM) de 2009, a sexta edição do Fórum Mundial de Educação (FME) confirmou as expectativas de seus organizadores ao reunir em Belém cerca de duas mil pessoas na segunda-feira (26). Entre as principais bandeiras discutidas pelos participantes do FME estão a construção da educação como um instrumento de emancipação e inclusão social e a universalização do acesso ao processo educacional.

Diretor do Instituto Paulo Freire e principal teórico vivo da Pedagogia do Oprimido, o professor Moacir Gadotti foi uma das estrelas do painel “Transgressão e Construção da Cidadania Planetária”, que abriu o FME: “A aprendizagem é a grande conquista do Fórum Social Mundial. Uma aprendizagem horizontal, plural e transformadora. A cidadania planetária é um compromisso, uma missão do FME e do FSM. Para realizá-la, precisamos da transgressão utópica, dessa mudança, dessa criatividade associadas à paixão e ao risco da transformação. Queremos transgredir o já dito e o já feito e chegar a um outro mundo possível, para que possamos construir nosso próprio discurso e não sermos meros repetidores”, disse.

Gadotti lembrou intelectuais como Paulo Freire e Milton Santos para demonstrar que a realização do FME na Amazônia nos remete a novas formas de pedagogia: “Precisamos de uma pedagogia da Terra, que é o maior dos oprimidos. Tudo o que fizermos de errado com a Terra recairá sobre nós ou nossos filhos algum dia. Temos de nos indignar, não podemos nos resignar com a devastação. Essa indignação deve partir do mundo inteiro, e não somente dos 25 milhões de amazônidas que vivem aqui. Precisamos construir juntos essa pedagogia da terra”.

Também participante do debate, que contou ainda com a presença da senadora Marina Silva (PT-AC), Leonardo Boff falou sobre as importantes tarefas colocadas para a educação nos tempos atuais: “Se não buscarmos um novo tipo de civilização, se não fizermos uma coalizão de forças ao redor de alguns valores coletivos, poderemos ir ao encontro do pior. Precisamos criar as condições para que o planeta continue vivo, pois ele perdeu seu equilíbrio. Um dos desafios mais importantes da educação na civilização planetária é manter a humanidade unificada. Daí a importância de a educação suscitar continuamente essa consciência de que temos uma origem comum e também um destino comum”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário