Ciências
Sequência Didática Ensino Fundamental I
A energia que move o mundo
Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais
Conteúdo
Educação Ambiental
Está é a primeira de uma série de quatro sequências sobre a questão da energia no Brasil e no mundo. O foco inicial será a oferta e o consumo de energia por fonte no Brasil e no mundo. Mais adiante são discutidas as opções energéticas e os impactos delas nas mudanças climáticas e no aquecimento global, provocados pela queima de combustíveis fósseis. Por fim, é examinada a importância para o planeta das chamadas fontes alternativas e renováveis de energia.
Objetivos
- Identificar e analisar a composição da matriz energética mundial e brasileira e sua associação com a produção e o consumo de energia.
- Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos disponíveis.
Mais no site do Planeta Sustentável
Reportagens
Planos de aula
- Energia e biodiesel no Brasil e no mundo
- Energia e biodiesel
- Água e energia
- O uso da água para produção de energia
- Planeta água
- Disponibilidade de água no planeta
- A água no cotidiano
- O caminho das águas
- A energia que move o mundo
- A questão da energia no Brasil e no mundo
- Água: usos e abusos
- O bom uso da água
- O consumo consciente da água
- A gestão das águas no Brasil e no mundo
Conteúdos específicos
Energia: matriz energética; fontes de energia; consumo de energia.
Anos
1º ao 5º ano
Tempo estimado
Três aulas
Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Como se configura a matriz energética brasileira e mundial? Que alterações vêm ocorrendo nos últimos anos em relação à oferta e ao consumo de energia? Como se pode economizar energia na vida cotidiana e qual a importância disso? Essas e outras questões podem ser objeto de planos de aula, projetos de trabalho na escola e sequências didáticas sobre energia.
Uma atividade interessante para iniciar o debate com as turmas dessa faixa etária é propor que listem situações da vida diária que implicam em consumo de energia seja elétrica ou de outras fontes, como os combustíveis fósseis, etanol etc. A garotada deve criar um quadro e tentar associar cada situação ao tipo de atividade (doméstica, industrial, agrícola, transportes etc.) e à fonte de energia usada. Por exemplo, aparelhos e instalações da casa estão na coluna do uso doméstico da energia, onde se gasta eletricidade. Deslocamentos diários estão na coluna de transporte e utilizam combustíveis fósseis. Os alunos podem identificar também quais bens consumidos são produzidos localmente e aprender a optar por eles, em vez de comprar produtos que vêm de fora do país. Explique que isso já representa economia energética. Aproveite para conversar com a garotada sobre a adoção do horário de verão, estipulado no Brasil e em outros países com o objetivo de poupar energia. Peça que complementem as informações conversando com familiares.
Segunda aula
Faça uma rodada de discussão com a turma sobre os resultados encontrados em relação ao consumo de energia na vida diária. Esclareça que algumas atividades que gastam energia são imprescindíveis, como o uso doméstico da luz elétrica. Do mesmo modo, os deslocamentos entre a casa e o trabalho dos adultos e a energia gasta para produzir alimentos e bens de primeira necessidade. Posto isso, ressalte que em todas as atividades pode haver economia (para outros dados, consulte a reportagem Energia sob controle, no Planeta Sustentável). Um exemplo é evitar tomar banhos demorados ou deixar luzes acesas desnecessariamente; outra opção é preferir, sempre que possível, deslocamentos a pé ou em veículos não motorizados, como a bicicleta. Também podemos preferir o transporte coletivo ao particular, privilegiar a compra de alimentos e outros bens produzidos localmente etc. De posse dessas informações, a garotada pode preparar cartazes ou folhetos informativos com dicas sobre economia de energia. Os resultados dos trabalhos podem ser apresentados a outras turmas da escola e para a comunidade.
Avaliação
Leve em conta a participação dos estudantes nas tarefas coletivas e individuais. Examine com atenção os cartazes ou folhetos preparados por eles e a participação de cada um nas rodas de conversa.
Quer saber mais?
Bibliografia
Dossiê Terra - O Estado do Planeta 2010, National Geographic, Ed. Abril, tel. (11) 3037-6004.
Atlas da Situação Mundial, Dan Smith, Cia. Editora Nacional, tel. (11) 2799-7799.
Internet
- Balanço Energético Nacional 2008 - Balanço publicado pelo Ministério das Minas e Energia e pela Empresa de Pesquisa Energética com dados sobre produção, consumo e oferta por fonte de energia no país.
- Atlas da Energia Elétrica, da Aneel - Atlas do órgão com tabelas, mapas e gráficos sobre as fontes de energia do Brasil.
Consultor Roberto Giansanti
Geógrafo, autor de livros didáticos e consultor educacional
Professor, dê suas opiniões, críticas e sugestões sobre este Plano de Aula: planetasustentavel@abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário