domingo, 22 de novembro de 2009

Obama e Jintao concordam com reduções (eco4planet)

Obama e Jintao concordam com reduções
Barack Obama e Hu Jintao declaram que apoiam a assinatura de acordo de redução de emissões

Estados Unidos e China comunicam que pretendem pressionar, sim, para a elaboração de um acordo na conferência climática de Copenhague, em dezembro.

As duas maiores nações poluidoras do mundo, responsáveis por 40% das emissões do planeta, anunciaram objetivo de elaborar metas de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.

O anúncio foi feito ontem por Barack Obama e pelo presidente chinês Hu Jintao. O comunicado vem em boa hora, após semanas conturbadas nas quais os líderes não sinalizavam a possibilidade de um acordo no próximo mês.

Segundo reportagem do The Guardian, Obama afirmou que o objetivo principal da conferência não é um acordo parcial ou declaração política, mas um algo que possa ser posto em prática imediatamente.

Os líderes emitiram um comunicado conjunto no qual diziam que os países participantes de Copenhague deveriam concordar com metas de redução de emissões para nações ricas e um plano de ação para diminuir emissões de gás carbônico em países em desenvolvimento.

O comunicado dizia ainda ser necessário aumentar a assistência financeira a países em pobres, promover o desenvolvimento da tecnologia, ajudar a adaptação de comunidades carentes e aumentar a proteção das florestas.

A ida de Barack Obama à China faz parte de uma viagem oficial de nove dias para quatro países asiáticos.

-

*Via Info.

Veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário