Aborígene
Indica que uma pessoa, planta ou animal é nativo de um determinado local ou região.
Ação social
É qualquer atividade realizada pelas empresas para atender às comunidades em suas diversas formas em áreas como assistência social, alimentação, saúde, educação, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. Abrange desde pequenas doações a pessoas ou instituições até ações estruturadas, com uso planejado e monitorado de recursos, seja pela própria empresa, por fundações e institutos de origem empresarial, ou por indivíduos especialmente contratados para a atividade.
Acidificação das águas
Aumento do índice de CO2 absorvido pelas águas como conseqüência da produção desenfreada do gás de efeito estufa. Hoje os oceanos absorvem uma quantidade de CO2 dez vezes maior do que há 100 anos.
Aerossóis
Amontoado de partículas sólidas, transportadas pelo ar e que permanecem na atmosfera durante várias horas. Sua origem pode ser natural ou antropogênica e influenciam o clima tanto direta quanto indiretamente. Na primeira, essas partículas ficam dispersas no ar e absorvem a radiação solar; e na segunda, agem como um núcleo de condensação para a formação de nuvens ou modificando a suas propriedades ópticas e de duração.
Agenda 21
Concebida durante a Rio-92 com a colaboração de 179 países, a Agenda 21 objetiva o desenvolvimento sustentável, priorizando o meio ambiente. O documento brasileiro foi elaborado com base na conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico do país.
Agente mutagênico
Alterações genéticas em organismos vivos causadas pó substância ou radiação, que podem ser transmitidas para gerações subseqüentes.
Agropólo
Local onde a agropecuária e a agroindústria são predominantes, utilizando-se de práticas dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Agrossilvicultura
Integração da silvicultura com a agricultura e/ou pecuária. A técnica implica em um sistema de produção que envolve um componente arbóreo e outro de natureza agrícola ou animal, cujo objetivo é o aumento de produtividade e rentabilidade econômica. Esse sistema tem como vantagem a recuperação da fertilidade do solo, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.
Água
Recurso natural que cobre 77% da superfície do planeta, sendo apenas 2,5% doce. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso adequado à água. Embora seja suficiente para todos, há a dificuldade de distribuição, pois a população mundial não pára de crescer e a ação humana vem alterando drasticamente o sistema hídrico. O desmatamento e a impermeabilização do solo nos centros urbanos, por exemplo, quebram o ciclo natural de reposição da água, secando rios centenários.
Alimento Biodinâmico
Utiliza os mesmos conceitos de produção dos orgânicos, mas com mais rigor ainda. O alimento deve ser produzido em um organismo agrícola que vise a auto-suficiência e o solo é preparado com princípios similares aos da homeopatia.
Alimento Hidropônico
É um vegetal cultivado na água, dentro de estufa. A falta de nutrientes provenientes do solo para o crescimento da planta é suprida pelo uso em grande quantidade de fertilizantes solúveis.
Alimento orgânico
É aquele produzido de acordo com os princípios técnicos, ambientais e sociais. Durante o cultivo desses alimentos são proibidos agrotóxicos, adubos químicos e sementes trangênicas. No que se refere aos animais, devem ser criados sem hormônios, anabolizantes e antibióticos.
Alimentos Transgênicos
São alimentos produzidos com organismos geneticamente modificados, normalmente com a introdução de genes de outra espécie em seu genoma. O objetivo geral do desenvolvimento de transgênicos é tornar as plantações mais resistentes a pragas e a condições ambientais adversas, como períodos de secas, além de aumentar a produtividade das lavouras. A técnica ainda gera polêmicas, pois as conseqüências que esses alimentos podem trazer ao organismo humano ainda são desconhecidas.
Amazônia Legal
Foi instituída através de dispositivo de lei para fins de planejamento econômico da região amazônica. Engloba os estados da região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), mais o Mato Grosso (região Centro-Oeste), e parte do Maranhão (NE).
Analfabetismo funcional
Indica a proporção de pessoas com mais de 10 anos de idade que têm menos de quatro anos de escolaridade. O conceito de analfabetismo funcional é utilizado para caracterizar aqueles que conseguem ler e escrever poucas frases, mas são incapazes de utilizar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. De acordo com o IBGE, em 2002 o país contabilizava 32, 1 milhões de analfabetos funcionais, o que representa 26% da população de 15 anos ou mais de idade, sendo a maioria na região nordeste do país.
Ano Polar Internacional (API)
Iniciativa científica organizada pelo Conselho Internacional de União Científica em conjunto com a Organização Meteorológica Internacional. Seu objetivo é o desenvolvimento de pesquisas científicas direcionadas ao conhecimento dos processos ambientais nos pólos, as conexões dessas regiões com o restante do planeta, a biodiversidade, o estado evolutivo e a capacidade de adaptação dos organismos antárticos. O primeiro API ocorreu em 1882-1883. A quarta edição do evento teve início em março de 2007 e vai até março de 2008.
Antártica
Continente coberto por uma enorme camada de gelo, com espessura média de 2 quilômetros e 30 milhões de quilômetros cúbicos. A massa de gelo dessa região é de extrema importância para o equilíbrio ambiental do planeta Terra, pois além de concentrar 70% de toda água doce do mundo, interfere no nível dos oceanos devido as variações em sua extensão e espessura.
Antropogênico
Ações resultantes de ou produzidas pelo ser humano.
APAs - Áreas de Proteção Ambiental
As áreas de proteção ambiental têm como objetivos principais proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Trata-se de uma área geralmente extensa, com certo grau de ocupação humana e com atributos abióticos, bióticos, estáticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e bem-estar do ser humano.
Fonte: IBAMA
Fonte: IBAMA
Aquecimento global
Termo utilizado para o aumento da temperatura do planeta Terra. Especialistas afirmam que, nos últimos anos, o aquecimento tem sido causado principalmente pela alta concentração de poluentes na atmosfera e, também, pela ação humana. De acordo com o IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o aquecimento será mais intenso nos continentes do que nas áreas oceânicas e mais no hemisfério norte do que no sul. Além disso, o aumento da temperatura promete acabar com as diferenças entre as estações do ano, prejudicando safras inteiras devido ao excesso de calor e chuva em épocas erradas.
Aqüífero
Formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Etimologicamente, aqüífero significa: aqui = água; fero = transfere; ou do grego, suporte de água. O Guarani, cuja área total é de 1,2 milhões de km2, é um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo e a principal reserva subterrânea de água doce da América Latina. Embora se estenda por quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), sua maior ocorrência se dá em território nacional (840.000 km2), e abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Arco do desmatamento
Região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia. São 500 mil km² de terras que vão do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Ártico
Conjunto de terras e mares que se estende do círculo polar ártico ao pólo norte.
Assoreamento
É o acúmulo de solo, areia e outros materiais nos rios e lagos, causado principalmente pela erosão. A deposição desses sedimentos é realizada pela chuva ou pelo vento, que traz como conseqüência a redução do volume e o escurecimento da água, dificultando a fotossíntese.
Aterro controlado
É o local utilizado para despejo do lixo coletado na cidade, sendo coberto com uma camada de terra no final da jornada de trabalho. Acredita-se que essa técnica não causa danos ou riscos à saúde pública e a segurança, além de minimizar os impactos ambientais.
Aterro sanitário
Termo que designa a técnica de disposição do lixo, que permite a confinação segura em termos de controle da poluição ambiental e proteção à saúde pública. De acordo com o IBGE, em 2000, o lixo produzido diariamente no Brasil chegou a 125.281 toneladas, sendo que 47,1% era destinado a aterros sanitários, 22,3 % a aterros controlados e apenas 30,5 % a lixões.
Agenda 21
Concebida durante a Rio-92 com a colaboração de 179 países, a Agenda 21 objetiva o desenvolvimento sustentável, priorizando o meio ambiente. O documento brasileiro foi elaborado com base na conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico do país.
Agente mutagênico
Alterações genéticas em organismos vivos causadas pó substância ou radiação, que podem ser transmitidas para gerações subseqüentes.
Agropólo
Local onde a agropecuária e a agroindústria são predominantes, utilizando-se de práticas dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Agrossilvicultura
Integração da silvicultura com a agricultura e/ou pecuária. A técnica implica em um sistema de produção que envolve um componente arbóreo e outro de natureza agrícola ou animal, cujo objetivo é o aumento de produtividade e rentabilidade econômica. Esse sistema tem como vantagem a recuperação da fertilidade do solo, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.
Água
Recurso natural que cobre 77% da superfície do planeta, sendo apenas 2,5% doce. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso adequado à água. Embora seja suficiente para todos, há a dificuldade de distribuição, pois a população mundial não pára de crescer e a ação humana vem alterando drasticamente o sistema hídrico. O desmatamento e a impermeabilização do solo nos centros urbanos, por exemplo, quebram o ciclo natural de reposição da água, secando rios centenários.
Alimento Biodinâmico
Utiliza os mesmos conceitos de produção dos orgânicos, mas com mais rigor ainda. O alimento deve ser produzido em um organismo agrícola que vise a auto-suficiência e o solo é preparado com princípios similares aos da homeopatia.
Alimento Hidropônico
É um vegetal cultivado na água, dentro de estufa. A falta de nutrientes provenientes do solo para o crescimento da planta é suprida pelo uso em grande quantidade de fertilizantes solúveis.
Alimento orgânico
É aquele produzido de acordo com os princípios técnicos, ambientais e sociais. Durante o cultivo desses alimentos são proibidos agrotóxicos, adubos químicos e sementes trangênicas. No que se refere aos animais, devem ser criados sem hormônios, anabolizantes e antibióticos.
Alimentos Transgênicos
São alimentos produzidos com organismos geneticamente modificados, normalmente com a introdução de genes de outra espécie em seu genoma. O objetivo geral do desenvolvimento de transgênicos é tornar as plantações mais resistentes a pragas e a condições ambientais adversas, como períodos de secas, além de aumentar a produtividade das lavouras. A técnica ainda gera polêmicas, pois as conseqüências que esses alimentos podem trazer ao organismo humano ainda são desconhecidas.
Amazônia Legal
Foi instituída através de dispositivo de lei para fins de planejamento econômico da região amazônica. Engloba os estados da região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), mais o Mato Grosso (região Centro-Oeste), e parte do Maranhão (NE).
Analfabetismo funcional
Indica a proporção de pessoas com mais de 10 anos de idade que têm menos de quatro anos de escolaridade. O conceito de analfabetismo funcional é utilizado para caracterizar aqueles que conseguem ler e escrever poucas frases, mas são incapazes de utilizar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. De acordo com o IBGE, em 2002 o país contabilizava 32, 1 milhões de analfabetos funcionais, o que representa 26% da população de 15 anos ou mais de idade, sendo a maioria na região nordeste do país.
Ano Polar Internacional (API)
Iniciativa científica organizada pelo Conselho Internacional de União Científica em conjunto com a Organização Meteorológica Internacional. Seu objetivo é o desenvolvimento de pesquisas científicas direcionadas ao conhecimento dos processos ambientais nos pólos, as conexões dessas regiões com o restante do planeta, a biodiversidade, o estado evolutivo e a capacidade de adaptação dos organismos antárticos. O primeiro API ocorreu em 1882-1883. A quarta edição do evento teve início em março de 2007 e vai até março de 2008.
Antártica
Continente coberto por uma enorme camada de gelo, com espessura média de 2 quilômetros e 30 milhões de quilômetros cúbicos. A massa de gelo dessa região é de extrema importância para o equilíbrio ambiental do planeta Terra, pois além de concentrar 70% de toda água doce do mundo, interfere no nível dos oceanos devido as variações em sua extensão e espessura.
Antropogênico
Ações resultantes de ou produzidas pelo ser humano.
APAs - Áreas de Proteção Ambiental
As áreas de proteção ambiental têm como objetivos principais proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Trata-se de uma área geralmente extensa, com certo grau de ocupação humana e com atributos abióticos, bióticos, estáticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e bem-estar do ser humano.
Fonte: IBAMA
Fonte: IBAMA
Aquecimento global
Termo utilizado para o aumento da temperatura do planeta Terra. Especialistas afirmam que, nos últimos anos, o aquecimento tem sido causado principalmente pela alta concentração de poluentes na atmosfera e, também, pela ação humana. De acordo com o IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o aquecimento será mais intenso nos continentes do que nas áreas oceânicas e mais no hemisfério norte do que no sul. Além disso, o aumento da temperatura promete acabar com as diferenças entre as estações do ano, prejudicando safras inteiras devido ao excesso de calor e chuva em épocas erradas.
Aqüífero
Formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Etimologicamente, aqüífero significa: aqui = água; fero = transfere; ou do grego, suporte de água. O Guarani, cuja área total é de 1,2 milhões de km2, é um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo e a principal reserva subterrânea de água doce da América Latina. Embora se estenda por quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), sua maior ocorrência se dá em território nacional (840.000 km2), e abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Arco do desmatamento
Região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia. São 500 mil km² de terras que vão do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Ártico
Conjunto de terras e mares que se estende do círculo polar ártico ao pólo norte.
Assoreamento
É o acúmulo de solo, areia e outros materiais nos rios e lagos, causado principalmente pela erosão. A deposição desses sedimentos é realizada pela chuva ou pelo vento, que traz como conseqüência a redução do volume e o escurecimento da água, dificultando a fotossíntese.
Aterro controlado
É o local utilizado para despejo do lixo coletado na cidade, sendo coberto com uma camada de terra no final da jornada de trabalho. Acredita-se que essa técnica não causa danos ou riscos à saúde pública e a segurança, além de minimizar os impactos ambientais.
Aterro sanitário
Termo que designa a técnica de disposição do lixo, que permite a confinação segura em termos de controle da poluição ambiental e proteção à saúde pública. De acordo com o IBGE, em 2000, o lixo produzido diariamente no Brasil chegou a 125.281 toneladas, sendo que 47,1% era destinado a aterros sanitários, 22,3 % a aterros controlados e apenas 30,5 % a lixões.
Acidificação do oceano
Redução do pH da água do mar devido à elevação de dióxido de carbono emitido pelo ser humano.
Aerossóis
Amontoado de partículas sólidas, transportadas pelo ar e que permanecem na atmosfera durante várias horas. Sua origem pode ser natural ou antropogênica e influenciam o clima tanto direta quanto indiretamente. Na primeira, essas partículas ficam dispersas no ar e absorvem a radiação solar; e na segunda, agem como um núcleo de condensação para a formação de nuvens ou modificando a suas propriedades ópticas e de duração.
Agenda 21
Concebida durante a Rio-92 com a colaboração de 179 países, a Agenda 21 objetiva o desenvolvimento sustentável, priorizando o meio ambiente. O documento brasileiro foi elaborado com base na conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico do país.
Agente mutagênico
Alterações genéticas em organismos vivos causadas pó substância ou radiação, que podem ser transmitidas para gerações subseqüentes.
Agropólo
Local onde a agropecuária e a agroindústria são predominantes, utilizando-se de práticas dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Agrossilvicultura
Integração da silvicultura com a agricultura e/ou pecuária. A técnica implica em um sistema de produção que envolve um componente arbóreo e outro de natureza agrícola ou animal, cujo objetivo é o aumento de produtividade e rentabilidade econômica. Esse sistema tem como vantagem a recuperação da fertilidade do solo, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.
Água
Recurso natural que cobre 77% da superfície do planeta, sendo apenas 2,5% doce. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso adequado à água. Embora seja suficiente para todos, há a dificuldade de distribuição, pois a população mundial não pára de crescer e a ação humana vem alterando drasticamente o sistema hídrico. O desmatamento e a impermeabilização do solo nos centros urbanos, por exemplo, quebram o ciclo natural de reposição da água, secando rios centenários.
Alimento Biodinâmico
Utiliza os mesmos conceitos de produção dos orgânicos, mas com mais rigor ainda. O alimento deve ser produzido em um organismo agrícola que vise a auto-suficiência e o solo é preparado com princípios similares aos da homeopatia.
Alimento Hidropônico
É um vegetal cultivado na água, dentro de estufa. A falta de nutrientes provenientes do solo para o crescimento da planta é suprida pelo uso em grande quantidade de fertilizantes solúveis.
Alimento orgânico
É aquele produzido de acordo com os princípios técnicos, ambientais e sociais. Durante o cultivo desses alimentos são proibidos agrotóxicos, adubos químicos e sementes trangênicas. No que se refere aos animais, devem ser criados sem hormônios, anabolizantes e antibióticos.
Alimentos Transgênicos
São alimentos produzidos com organismos geneticamente modificados, normalmente com a introdução de genes de outra espécie em seu genoma. O objetivo geral do desenvolvimento de transgênicos é tornar as plantações mais resistentes a pragas e a condições ambientais adversas, como períodos de secas, além de aumentar a produtividade das lavouras. A técnica ainda gera polêmicas, pois as conseqüências que esses alimentos podem trazer ao organismo humano ainda são desconhecidas.
Amazônia Legal
Foi instituída através de dispositivo de lei para fins de planejamento econômico da região amazônica. Engloba os estados da região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), mais o Mato Grosso (região Centro-Oeste), e parte do Maranhão (NE).
Analfabetismo funcional
Indica a proporção de pessoas com mais de 10 anos de idade que têm menos de quatro anos de escolaridade. O conceito de analfabetismo funcional é utilizado para caracterizar aqueles que conseguem ler e escrever poucas frases, mas são incapazes de utilizar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. De acordo com o IBGE, em 2002 o país contabilizava 32, 1 milhões de analfabetos funcionais, o que representa 26% da população de 15 anos ou mais de idade, sendo a maioria na região nordeste do país.
Ano Polar Internacional (API)
Iniciativa científica organizada pelo Conselho Internacional de União Científica em conjunto com a Organização Meteorológica Internacional. Seu objetivo é o desenvolvimento de pesquisas científicas direcionadas ao conhecimento dos processos ambientais nos pólos, as conexões dessas regiões com o restante do planeta, a biodiversidade, o estado evolutivo e a capacidade de adaptação dos organismos antárticos. O primeiro API ocorreu em 1882-1883. A quarta edição do evento teve início em março de 2007 e vai até março de 2008.
Antártica
Continente coberto por uma enorme camada de gelo, com espessura média de 2 quilômetros e 30 milhões de quilômetros cúbicos. A massa de gelo dessa região é de extrema importância para o equilíbrio ambiental do planeta Terra, pois além de concentrar 70% de toda água doce do mundo, interfere no nível dos oceanos devido as variações em sua extensão e espessura.
Antropogênico
Ações resultantes de ou produzidas pelo ser humano.
APAs - Áreas de Proteção Ambiental
As áreas de proteção ambiental têm como objetivos principais proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Trata-se de uma área geralmente extensa, com certo grau de ocupação humana e com atributos abióticos, bióticos, estáticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e bem-estar do ser humano.
Fonte: IBAMA
Fonte: IBAMA
Aquecimento global
Termo utilizado para o aumento da temperatura do planeta Terra. Especialistas afirmam que, nos últimos anos, o aquecimento tem sido causado principalmente pela alta concentração de poluentes na atmosfera e, também, pela ação humana. De acordo com o IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o aquecimento será mais intenso nos continentes do que nas áreas oceânicas e mais no hemisfério norte do que no sul. Além disso, o aumento da temperatura promete acabar com as diferenças entre as estações do ano, prejudicando safras inteiras devido ao excesso de calor e chuva em épocas erradas.
Aqüífero
Formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Etimologicamente, aqüífero significa: aqui = água; fero = transfere; ou do grego, suporte de água. O Guarani, cuja área total é de 1,2 milhões de km2, é um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo e a principal reserva subterrânea de água doce da América Latina. Embora se estenda por quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), sua maior ocorrência se dá em território nacional (840.000 km2), e abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Arco do desmatamento
Região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia. São 500 mil km² de terras que vão do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Ártico
Conjunto de terras e mares que se estende do círculo polar ártico ao pólo norte.
Assoreamento
É o acúmulo de solo, areia e outros materiais nos rios e lagos, causado principalmente pela erosão. A deposição desses sedimentos é realizada pela chuva ou pelo vento, que traz como conseqüência a redução do volume e o escurecimento da água, dificultando a fotossíntese.
Aterro controlado
É o local utilizado para despejo do lixo coletado na cidade, sendo coberto com uma camada de terra no final da jornada de trabalho. Acredita-se que essa técnica não causa danos ou riscos à saúde pública e a segurança, além de minimizar os impactos ambientais.
Aterro sanitário
Termo que designa a técnica de disposição do lixo, que permite a confinação segura em termos de controle da poluição ambiental e proteção à saúde pública. De acordo com o IBGE, em 2000, o lixo produzido diariamente no Brasil chegou a 125.281 toneladas, sendo que 47,1% era destinado a aterros sanitários, 22,3 % a aterros controlados e apenas 30,5 % a lixões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário