quarta-feira, 22 de abril de 2009

Matéria do site da SEEDUC

Blog ajuda escola a cuidar do planeta

Por Fatima Rocha

Fotos: Marcia Costa

Hoje, dia 22 de abril, comemora-se o Dia do Planeta Terra. Celebrada desde 1970 - quando o então estudante de Harvard e futuro senador norte-americano, Gaylord Nelson, organizou eventos para discutir projetos de preservação do meio ambiente – a data foi criada para conscientizar a população do mundo inteiro sobre os problemas que cercam o tema.

Para os quase mil alunos do Colégio Estadual Hercília Henriques Moret, em Correas, a mobilização começou a tomar conta da escola desde fevereiro, no início do ano letivo. A diretora Luciene Maria Marins de Oliveira, explica que, através de uma avaliação feita com os alunos sobre as expectativas de cada um para o ano letivo de 2009, os professores entenderam que eles gostariam de trabalhar com um projeto que fosse além do programa dado em sala de aula.

- Os docentes sempre trabalharam seus conteúdos de forma individual, mas quando nos reunimos para buscar uma solução que atendesse esse interesse dos alunos, surgiu a ideia de colocarmos os temas meio ambiente e cidadania de uma forma interdisciplinar. Todos aceitaram com entusiasmo esse desafio.

Para resolver qualquer problema no compartilhamento de conteúdos e acompanhar o projeto, foi criado o blog Cidadania Planetária, para que todos os professores possam postar o material trabalhado pelos alunos em sala de aula, mostrando o resultado e fazendo sugestões. Tudo fica registrado através de textos, imagens, jogos e vídeos.

O professor de língua portuguesa, Sylvio Luiz da Costa Filho, conta que o blog foi criado há apenas dois meses e já tem mais de 100 postagens. Entre elas, de docentes do Amazonas que vêm colaborando com dados novos sobre aquela região do país.

- A troca permanente de informações é muito importante. Os alunos colocam seus textos e conclusões, geram novos assuntos e compartilham com a família tudo que estão produzindo no colégio.

A professora de sociologia, Patrícia Henriques Mafra, contou que os seus alunos estão fazendo um trabalho em grupo a partir de um vídeo – sobre a história das coisas - que foi apresentado em sala de aula.

- Eles formaram grupos e terão duas semanas para identificar problemas ecológicos apresentados no filme, apontar suas causas e apresentar soluções que serão mostrados através de maquetes.

Já para a professora de inglês, Regina Helena Lustosa, o melhor caminho é estudar textos que tenham a ver com o tema e que são colocados no blog.

- Eles se interessam muito pela tradução. As letras de músicas também podem ser bem trabalhadas.

O conceito de reaproveitamento do lixo também é uma das preocupações dos educadores. O professor de geografia, Márcio Magalhães, quer mostrar que antes da reciclagem,os detritos podem produzir energia.

- Vamos desenvolver projetos como aquecedor solar, lâmpada e biodigestor, utilizando garrafas pet, caixas de leite, entre outros elementos. Com isso, trataremos conhecimentos de física, matemática e biologia.

O professor de Matemática, Ricardo Luiz Duarte Senra, optou pela estatística para trabalhar o conteúdo do programa. Ele apresenta dados relacionados com situações vividas pelos alunos nas regiões onde vivem e trabalham com a comparação e evolução desses números.

- Assim, o estudante é motivado por um objetivo. É preciso mostrar que a matemática pode ajudar a perceber e a resolver muitos dos nossos problemas do dia a dia.

Para o aluno Jason Douglas Costa Esteves, 3º. do Ensino Médio, a conscientização que os docentes estão tentando passar para eles é muito importante. Ele conta que está trabalhando os textos que podem ajudá-lo no vestibular que já está bem próximo.

- Achei muito interessante usar o blog como meio de comunicação entre nós e os professores. Nele, eu encontro muitas idéias para as redações – diz o jovem que pretende cursar a faculdade de engenharia mecânica.

Vinicius de Aguiar Corrêa, também aluno do mesmo ano, pretende se formar em ciências da computação e também considera o blog um meio eficiente, já que todos os jovens acessam a internet.

- Ficamos interessados em saber o que está acontecendo e acabamos entrando lá todos os dias.

No final do mês de junho, haverá uma apresentação interna dos trabalhos desenvolvidos nesse semestre, e, em novembro, o colégio pretende fazer uma grande exposição para os pais e toda a comunidade.

Para conhecer e compartilhar desse projeto, acesse o endereço http://cidplan.blogspot.com

4 comentários:

  1. O blog ganhando visibilidade é muito bom, pois aumentam as possibilidades de participação e nós, que somos ao mesmo tempo educadores e educandos, vamos trocando informações e preparando e comunicando ações necessárias para o planeta, o que obviamente terá consequências positivas para todos nós, na grande comunidade a qual pertencemos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, excelente blog e seu conteúdo. Aproveito para divulgar o blog da escola em que atuo:
    http://ciep308seerj.zip.net
    Um grande abraço a todos,
    Emilio Masuda
    OT CIEP 308 Pascoal Carlos Magno - Itaboraí - RJ

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É esse blog é maravilhoso!
    É uma ferramenta q os professores fizeram para saber o q está acontecendo com o nosso planeta e o que podemos fazer para melorara essa situação!

    ResponderExcluir