sábado, 25 de abril de 2009

Casa da Cidadania Planetária

Casa da Cidadania Planetária

O Instituto Paulo Freire quer contribuir com a formação de cidadãos(ãs) com consciência e ação planetária, buscando refletir sobre como, em nossos espaços, se materializam as relações econômicas, políticas, culturais, étnicas, raciais e de gênero, resultantes das transformações pelas quais passa o mundo globalizado na perspectiva capitalista. Além disso, também sobre as conseqüências que essas materializações trazem para a sobrevivência do planeta em que vivemos.

Nesse sentido, vem atuando como um centro de referência da Carta da Terra, com ação local e global, desenvolvendo em sua sede central projetos que contribuem para manter vivo o Movimento pela Carta da Terra, dando suporte a todas as iniciativas para as quais é demandado e sugerindo outras. Seus projetos prevêem ações de intervenção em diferentes níveis:

  • Organizações governamentais: secretarias (Educação, Meio Ambiente) municipais e estaduais, divisões diretivas de ensino, escolas municipais e estaduais.
  • Organizações não-governamentais, movimentos sociais e populares, igrejas, Organizações de Base Comunitária (OCB), representações classistas: Sindicatos, ordens e conselhos regionais, rede do ensino privado (fundamental, médio e superior), comunidades indígenas.

Entre os principais objetivos do Movimento pela Carta da Terra do Instituto Paulo Freire, estão os seguintes:

  • Incorporar nos processos educacionais formais e não-formais valores e princípios da Carta da Terra para que ela seja vivenciada cotidianamente pelos(as) cidadãos(ãs) do planeta.
  • Contribuir para a elaboração sistematizada da ecopedagogia em espaços educacionais formais e não-formais como pedagogia apropriada à iniciativa da Carta da Terra.
  • Construir uma Rede pela Carta da Terra entre as instituições envolvidas visando à troca de experiências, ao intercâmbio permanente entre as pessoas que compartilham processos afins, mantendo vivo o Movimento pela Carta da Terra.
  • Dar oportunidade às pessoas de comprometerem-se pessoal e coletivamente com a cultura da sustentabilidade e da paz oferecendo oportunidades de experienciar/vivenciar os princípios da Carta da Terra.

A Casa da Cidadania Planetária desenvolve estudos e pesquisas e oferece cursos, minicursos e oficinas pedagógicas de formação inicial e educação continuada, além de assessoria para implantação de projetos que promovem a construção de uma cultura da paz e da sustentabilidade.

Além disso, promove e participa de espaços plurais de reflexão, análise, proposição e ações de intervenção para a construção de “um outro mundo possível”.

Coordenadora:

Salete Camba - salete@paulofreire.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário