sábado, 25 de abril de 2009

Consciência Ambiental e atitude. (Do blog Viver Bem com o Ambiente)

Consciência Ambiental e atitude.

Muito se fala a respeito de consciência ambiental, mas o que é realmente isso ? Compromisso em não jogar papel na rua ? Depositar seu lixo corretamente no local adequado ? Separar no seu lixo, o lixo orgânico dos materiais que se prestam a reciclagem ?

Acho que deveria ir muito além do que se fala, quem questiona qual a destinação final do "lixo" ? Quantos crimes ambientais são cometidos diariamente, sem que ao menos tenhamos consciência deles ?

Tratemos o "lixo", como resíduo, e como tal deveríamos analisá-lo. A essa altura deve estar me considerando louco para pedir que analise seu "lixo"... Mas tudo tem uma explicação, se não racional, pelo menos o mais próximo disso. Quando saímos às compras, procuramos os produtos pela sua marca, seu preço ou pela qualidade dos produtos, não é isso ? Mas o nosso "lixo", nem damos a devida importância. Pois é, mas vamos ver, as latas de alumínio podem ir para a reciclagem, assim como o papel, papelão e o plástico... Mas quantas pessoas você conhece que fazem isso... Honestamente, quantas pessoas do seu círculo de amizades faz isso ? E depois o louco sou eu... Bem, brincadeiras a parte, se você conhece alguém que faz isso, me apresente, quero dar os parabéns pessoalmente... Se todas as pessoas fizessem isso, acho que o mundo seria um lugar melhor... Imagine a receita que um grande condomínio poderia ter com a venda desses materiais... A economia dos condôminos seria uma causa louvável, além do que, o Meio Ambiente agradece.

As pessoas que possuem automóvel, nem imaginam que são cúmplices, ou melhor dizendo, são coniventes com um crime contra o meio ambiente, calma, eu explico... Ninguém em sâ consciência vai ficar espiando as instalações do local onde troca o óleo de motor de seu automóvel, não é mesmo ? Mas deveríamos, pois se o óleo lubrificante usado for destinado para a galeria de águas pluviais, fatalmente irá cair em alguma lagoa, rio, riacho ou córrego próximo e junto com o óleo, irão os metais pesados que estão nele, sim, metais pesados, como o cádmio, zinco, chumbo... Afinal sabemos que o motor sofre um desgaste natural e ele é concebido com ligas dos mais diversos metais... E esses metais vão para o óleo e o óleo para algum curso d'água, e para você saber, estudos comprovam que um litro de água é capaz de contaminar um milhão, isso mesmo, um milhão de litros de água... Quando seria necessário somente antes do descarte, não na galeria de águas pluviais, mas na rede de esgoto, o posto de troca, ter um separador de água e óleo... Está vendo ? Toda loucura pode ser explicada... E o "lixo" ? Ao longo do tempo vamos "conversar" mais a respeito do "lixo", ok ? Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário