Sou a professora Mariana, de Língua Portuguesa. Hoje trabalhei com meus alunos o texto a seguir, espero que gostem:
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção.
De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
-Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho!
Faça tudo sozinho.
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
-Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
-Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
-Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.
Pretendo, em minhas aulas, trabalhar com as diferentes linguagens na mídia sobre Ecologia e Educação e discutir, também, algumas leis ambientais.
"É triste pensar que a natureza fala e que o ser humano não a ouve."
Maravilha de texto!!! Tudo a ver com o nosso trabalho e o nosso tema do ano! Escolha felicíssima. Se o mundo é muito grande, se é difícil consertá-lo, que tal consertar a nós mesmos, uma vez que somos o mundo em micro? Microcosmo. Afinal sempre é o homem, com a sua consciência, que está a interferir. Se existe a ecologia ambiental, também existe a ecologia social e a mental. Grande metáfora!!! Um grande abraço do Sylvio
ResponderExcluirO problema não está no mundo, mas sim nas pessoas q o destrói. Não é dificil consetar se cada um fizer a sua parte! Então deixo aqui meu recadinho... Que consertar o mundo? Começe por si mesmo!
ResponderExcluirParabéns, Mariana, pelo belo projeto. A sua iniciativa serve para mostrar que o papel do professor não é apenas aquele de transmitir o seu conhecimento e sim o de despertar o aluno para a reflexão. O texto é bem apropriado para que não só seus alunos, mas todos possamos refletir o nosso papel na sociedade.
ResponderExcluirUm grande abraço e sucesso.
Bem conheço a Mariana desde 2007 e sei que com sua competência como pessoa e como profissional mostrará a todos o verdadeiro papel de um professor dentro da sala de aula e aos alunos a certeza de que todos podem aprender.
ResponderExcluirSempre é bom refletirmos em todos os assuntos.
Temos que ver onde estamos errando e buscar mecanismos para consertar esse erro e sei que você Mariana está buscando por todos os caminhos estas e outras respostas.
Parebéns pelo texto e sei que você fará a sua parte com honra e caráter como sempre fez.
Que horas são? É a hora de acordamos para pensar o por que acontece com a nossa querida GAIA.Pois ela estar doente e quando estamos doentes precisamos de apoio então apoie a nossa causa e seja feliz. De o exemplo para muitos!!!!!!!!!(Tamara 3001)
ResponderExcluir