quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

20/3/2005 -

A cidadania planetária na visão da economista Hazel Henderson.

A economista Hazel Henderson veio ao Brasil para divulgar o lançamento do novo livro. Ela disse que " a cidadania planetária não é nenhum grande projeto ambicioso. Qualquer pessoa pode ser um cidadão planetário. Isso significa que a pessoa pode tomar responsabilidade por sua família, pelo meio ambiente e trabalhar para fazer a coisa certa em cada área da sua vida. Por exemplo, um artista pode ser um cidadão planetário. Uma mãe pode ser uma cidadã planetária".
Todos fazemos parte da grande família e habitamos a mesma pequena espaçonave chamada Terra. É essa a imagem que, segundo Hazel, deve nortear as nossas ações. "Isso pode significar reciclar, economizar energia, plantar, cuidar das crianças, ser um bom cidadão em todos os níveis e não apenas no nível planetário." A construção de uma cultura de paz e não-violência passa por uma mudança de postura, principalmente, dos meios de comunicação de massa.
Haze Henderson : "São eles, segundo Hazel, atualmente os maiores transmissores da violência ao redor mundo. Naturalmente, diz ela, eles devem cobrir as noticias como as explosões no Iraque, por exemplo. Mas programação violenta e a propaganda moldam a cultura. E eu penso que nos devemos ter a mídia também como cidadã planetária e muito mais responsável. A mídia também tem que fazer a sua parte".
E as crianças? Como deve ser a educação para a cidadania planetária? A futuróloga diz que ela cresceu estudando nos mapas dos livros de Geografia. E seu neto vê imagens de todo o planeta e do Universo. Está exposto a uma grande diversidade de culturas. A tolerância e a resolução dos conflitos devem ser ensinadas às crianças mas nós também temos que aprender isto."

Livro "Cidadania Planetária "- Hazel Henderson e Daisaku Ikeda . Editora Brasil Seikyo.

Autor:
Reportagem: Maria Zulmira de Souza. Pauta: Marici Arruda. Pos-Produção: Roberto Passos. Finalização : Marcos Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário