quarta-feira, 17 de março de 2010

Sobre a conferência comentário da estudante

Olá!
Tenho 17 anos, estudo e moro em São Paulo. Estou no último ano curso de Gestão Cultural, ministrado no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Gostaria de deixar registrada, aqui, a minha imensa satisfação quando li as duas prioridades eleitas em relação ao sub-eixo “CULTURA, EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE”
Gente, É ESSENCIAL implementar conteúdos curriculares e extracurriculares nas escolas, com foco nas artes e cultura!!!
Muitas pessoas questionam a presença de várias disciplinas nas grades escolares, como Química e Física. Então outras respondem: o alunos precisam ter oportunidade de conhecer as mais diversas áreas, pois uma delas pode vir a tornar-se a base de sua profissão.
E sabemos que, nas escolas que oferecem cursos técnicos, estes cursos pendem para as áreas de Mecância, Administração, Informática…
Pois bem: na maioria das escolas (sim, na maioria) a maior aplicação para a área de Cultura, neste sentido, é a existência de matérias como Artes e Inglês. Ainda assim, Artes é uma matéria que raramente é levada a sério. Por vezes, há a formação de grupos de teatro e corais de canto.
OU SEJA: os jovens praticamente NÃO TÊM oportunidade de ter contato e vivência com Cultura, no âmbito educativo! Pra que eu encontrasse alguma escola que oferecesse algo voltado para isso, foi muito difícil. Encontrei Gestão Cultural por um acaso, e mesmo assim tive que passar por um processo seletivo.
E isso, estamos falando de uma cidade como São Paulo, a megalópole brasileira, que supostamente comporta todo tipo de atividades…!! Imagine agora em municípios afastados, especialmente se olharmos para o norte do país.
É preciso aproveitar este momento maravilhoso, em que a Cultura começa a deixar de ser vista apenas como “lazer e entretenimento”, em que a Cultura entra na luta para conseguir os seus 2% da Receita, em que a Cultura começa a ser vista como meio de transformação social. Os jovens PRECISAM ter noção da pluralidade de seu povo!
Por isso, virtualmente, aplaudo de pé a iniciativa para a aplicação da matéria “Língua e Cultura Local”. A concretização dessa proposta representaria algo grandioso, representaria mesmo um DIREITO, em que os adolescentes tomem conhecimento desse universo, e garanto que muito se interessarão. Também se torna, assim, uma oprtunidade para o Estado, de ver mais pessoas interessadas em Cultura, e portanto, mais pessoas se capacitando como artistas, produtoras, gestoras culturais, e afins.
PARABÉNS PELA II CNC!!!!

Luna Rosa Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário