Olá!
Tenho 17 anos, estudo e moro em São Paulo. Estou no último ano curso de  Gestão Cultural, ministrado no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Gostaria de deixar registrada, aqui, a minha imensa satisfação quando li  as duas prioridades eleitas em relação ao sub-eixo “CULTURA, EDUCAÇÃO E  CRIATIVIDADE”
Gente, É ESSENCIAL implementar conteúdos curriculares e  extracurriculares nas escolas, com foco nas artes e cultura!!!
Muitas pessoas questionam a presença de várias disciplinas nas grades  escolares, como Química e Física. Então outras respondem: o alunos  precisam ter oportunidade de conhecer as mais diversas áreas, pois uma  delas pode vir a tornar-se a base de sua profissão.
E sabemos que, nas escolas que oferecem cursos técnicos, estes cursos  pendem para as áreas de Mecância, Administração, Informática…
Pois bem: na maioria das escolas (sim, na maioria) a maior aplicação  para a área de Cultura, neste sentido, é a existência de matérias como  Artes e Inglês. Ainda assim, Artes é uma matéria que raramente é levada a  sério. Por vezes, há  a formação de grupos de teatro e corais de canto.
OU SEJA: os jovens praticamente NÃO TÊM oportunidade de ter contato e  vivência com Cultura, no âmbito educativo! Pra que eu encontrasse alguma  escola que oferecesse algo voltado para isso, foi muito difícil.  Encontrei Gestão Cultural por um acaso, e mesmo assim tive que passar  por um processo seletivo.
E isso, estamos falando de uma cidade como São Paulo, a megalópole  brasileira, que supostamente comporta todo tipo de atividades…!! Imagine  agora em municípios afastados, especialmente se olharmos para o norte  do país.
É preciso aproveitar este momento maravilhoso, em que a Cultura começa a  deixar de ser vista apenas como “lazer e entretenimento”, em que a  Cultura entra na luta para conseguir os seus 2% da Receita, em que a  Cultura começa a ser vista como meio de transformação social. Os jovens  PRECISAM ter noção da pluralidade de seu povo!
Por isso, virtualmente, aplaudo de pé a iniciativa para a aplicação da  matéria “Língua e Cultura Local”. A concretização dessa proposta  representaria algo grandioso, representaria mesmo um DIREITO, em que os  adolescentes tomem conhecimento desse universo, e garanto que muito se  interessarão. Também se torna, assim, uma oprtunidade para o Estado, de  ver mais pessoas interessadas em Cultura, e portanto, mais pessoas se  capacitando como artistas, produtoras, gestoras culturais, e afins.
PARABÉNS PELA II CNC!!!!
Luna Rosa Lopes
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário