quarta-feira, 17 de março de 2010

II cnc

Definidas as 32 prioridades para a cultura brasileira durante II CNC

dsc05489.JPG

As 32 prioridades da cultura brasileira para os próximos anos foram conhecidas na noite de domingo (14), durante a Plenária Final da II Conferência Naiconal de Cultura (CNC).

A proposta mais votada foi a consolidação, implementação e insitucionalização do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com 754 votos de um total de 851 delegados. O marco legal para os Pontos de Cultura, que propóe a institucionalização do Programa Cultura Viva, foi das propostas mais votadas, obtendo 600 votos. Outra proposta de marco legal aprovada foi a Lei Griô Nacional. Conheça todas as propostas.

A leitura das propostas foi feita por Silvana Meireles, secretaria da Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC) - responsável pela organização da conferência. Estavam presentes à mesa secretários do MinC, dentre eles Célio Turino (SCC/MinC). O ministro Juca Ferreira também esteve presente na tarde de domingo e gravou depoimento para a conferência.

Entre os destaques estão a formalização do trabalho na cultura, o incentivo ao ensino de arte nas escolas, o reconhecimento do “custo amazônico” como fator que onera iniciativas culturais na região, devido a questões geográficas e logísticas, a promoção e ampliação do acesso a internet e a necessidade de reformulação da Lei de Direitos Autorais.

A II CNC teve lugar em Brasília (DF), entre os dias 11 e 14 de março, reunindo cerca de 1,4 mil delegados, observadores e convidados. Durante o evento a SCC/MinC lançou pacote de editais 2010. Veja vídeo. Conheça a cobertura de toda a conferência aqui.

Texto: SCC/MinC

Foto: Fred Furtado (Coletivo 77)

Nenhum comentário:

Postar um comentário