segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

Data serve para refletir sobre a tênue manutenção deste recurso

Alterar o tamanho da letra A+A-

Criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água, comemorado hoje, serve também para refletir sobre a importância deste recurso hídrico, essencial à sobrevivência da fauna e flora do planeta. Apesar disso, não é difícil ver as pessoas, em cenas cotidianas, lavando calçadas e carros com água tratada, deixando as torneiras pingando à exaustão, e o que é pior: sem pensar na preciosidade que desperdiçam ralo abaixo.

Mas é preciso saber: a água de boa qualidade para consumo humano está cada vez mais escassa e já é motivo de grande preocupação em vários cantos do mundo, pois a capacidade de recarga das reservas hídricas são complexas e demoradas. E com um agravante: de toda a água existente no planeta, menos de 3% correspondem as doces. Se for considerado apenas o volume disponível para consumo em rios e lagos, este número não chega a 0,2% (já que a maior parte da água doce concentra-se nas calotas polares e geleiras, ou em subsolos profundos).

Embora o Brasil seja um país privilegiado em termos hidrográficos – tem a bacia Amazônica e o aquífero Guarani, além de rios que formam uma das maiores redes fluviais perenes da Terra –, ainda assim há alguns entraves a serem considerados.

A distribuição de água é bastante irregular (cerca de 70% da água doce do País fica na região amazônica, longe dos centros urbanos), sem falar na qualidade (geralmente comprometida pela poluição ambiental e pelo desmatamento (uma vez que a destruição das matas ciliares submete os rios à erosão e ao assoreamento, colocando em risco nascentes e outras unidades hídricas). Apesar disso, 11,6% da água doce disponível no mundo estão aqui.

Para entender como funciona o uso das águas no mundo, hoje a maior parte do consumo cabe à agricultura (67%), seguido pelo uso industrial (23%) e residencial (10%). Neste último caso, vale a ressalva: os chuveiros são responsáveis por 46% do consumo de água, seguido da cozinha e do vaso sanitário (14%). Como um bem renovável mas finito, o consumo consciente pode ser a única arma humana para a preservação deste recurso.

E, no dia a dia, as ações que podem contribuir para o uso racional da água são relativamente simples. Para começar, os banhos podem (e devem) ter seu tempo reduzidos. Em 10 minutos gasta-se o equivalente a 70 litros de água. Se ele for 15 minutos, esse número sobe para a média assustadora de 105 litros.

Outra constatação: lavar a louça com a torneira aberta equivale a um gasto de 112 litros de água. A saída aqui é encher a cuba da pia de água, limpar os resíduos de comida dos utensílios com esponja e sabão e só então faça o enxague com água limpa.

Embora a atitude pareça ínfima, a soma de várias pequenas ações como esta é que farão a diferença no final. Não há quem não guarde na memória do corpo e do paladar o mergulho numa cachoeira límpida ou um gole de água fresca depois de horas sob um Sol escaldante. Como já bem cantou Milton Nascimento: “Água de beber/ Bica no quintal/ Sede de viver tudo...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário