O Protocolo de Kyoto e a Convenção-Qaudaro da ONU sobre o clima
04/12 - 12:49 - AFP
O Protocolo de Kyoto atualmente é a ferramenta básica da comunidade internacional para lutar contra o aquecimento do planeta.
Clique aqui para ver o infográfico
Concluído em 11 de dezembro de 1997, em Kyoto, no Japão, o protocolo entrou em vigor em fevereiro de 2005 e impõe aos 36 países industrializados que o ratificaram a redução das emissões de seis gases causadores do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta.
São eles CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono), CH4 (metano), óxido nitroso (N20), e outros três gases fluorados (HFC, PFC, SF6).
As limitações dizem respeito essencialmente à combustão de energias fósseis - petróleo, gás e carvão -, responsáveis por dois terços das emissões mundiais de gases de efeito estufa. O desmatamento é considerado responsável por 17% dessas emissões e a agricultura de 15,5%.
O uso destes combustíveis fósseis aumenta com o crescimento econômico, razão pela qual o protocolo representa um esforço considerável para alguns países em relação ao aumento natural de suas emissões.
O protocolo de Kyoto conta atualmente com 175 Estados-membros mais a União Européia, com a notável exceção dos Estados Unidos - que se negou a ratificá-lo - e da Austrália, onde a nova maioria trabalhista promete, no entanto, uma iminente mudança de posição.
Leia mais sobre Protocolo de Kyoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário