sábado, 12 de dezembro de 2009

Manifestação pelo clima em Copenhague

Copenhague: pequenas concentrações antes da manifestação pelo clima

12/12 - 09:23 - AFP

Logo AFP

O centro de Copenhague é palco neste sábado pela manhã de pequenas concentrações pacíficas prévia à grande manifestação prevista para o início da tarde na capital dinamarquesa que reivindicará um acordo ambicioso contra o aquecimento global.

Quase 3.000 pessoas, segundo um jornalista da AFP no local, desafiaram o frio ao som dos tambores perto do Fórum Alternativo, em meio a um dispositivo policial ainda discreto.

Eles responderam assim a um chamado dos Amigos da Terra para pedir justiça para o clima. Esta associação protesta contra os mecanismos compensatórios que permitem os países ricos atuarem nos menos desenvolvidos para aliviar sua fatura de CO2.

"É uma questão de justiça: temos que reduzir nossas emissões em casa e não somente cobrando créditos de carbono", explica Susann Scherbarth, uma ativista alemã de 28 anos.

Sexta-feira, a polícia dinamarquesa disse que espera ao menos 50.000 pessoas nas ruas da capital neste sábado, nas manifestações convocadas pelas ONGs, para pressionar as autoridades que discutem o clima a assinarem um acordo ambicioso e igualitário.

Os organizadores anteciparam entre 60.000 e 80.000 participantes, que sairão do castelo de Christiansborg, sede do Parlamento, no centro da cidade, rumo ao Bella Center, local da conferência sobre o clima das Nações Unidas, por volta das 16h00 (12H00 de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário