sábado, 19 de fevereiro de 2011

Projeto de reciclagem de óleo chega a Petrópolis (Globo Serra)

Serra
Meio Ambiente


Nos próximos meses, o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove) — que foi implantado há três anos no Rio pela Secretaria estadual de Meio Ambiente — chega a Petrópolis. O projeto estimula a reciclagem do óleo de cozinha para a produção de sabão e biodiesel. Com o papel de intermediar a relação de indústria e residências, uma cooperativa de catadores fará o trabalho de recolher o óleo nas casas, armazená-lo e vender para as fábricas.


— A indústria do sabão está pagando em média R$ 1 por litro. No Rio, já temos 40 cooperativas que faturam só com o óleo cerca de R$ 100 mil. É uma forma de transformar aquele óleo usado e poluente em renda — diz o secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc — O projeto chega em um bom momento à Serra, é preciso reconstruir pensando no meio ambiente.

Superintendente do Prove em Petrópolis, o vereador Albano Filho (PSB) diz que $negociações para implantar o projeto estão sendo encaminhadas rapidamente.

— Vamos fazer parcerias com quem tem trabalhos nesse âmbito para agilizar a implantação — diz o vereador.

Informalmente, catadores de lixo reciclável já mudaram os hábitos de alguns petropolitanos. É o caso da artista plástica Carolina Montenegro. A partir do contato com alguns catadores, ela passou a separar materiais recicláveis e orgânicos:

— Cada material tem um tipo de transporte. A pedidos, em vez de separar por material, coloco tudo em um saco para que possam carregar. E separo o lixo orgânico — diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário