terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lixo: um problema de todos (Voluntários Online)


No mundo moderno, a produção de lixo aumentou numa escala considerável, causando graves problemas ao ambiente e à saúde pública. Todas as etapas desse processo, que englobam desde a formação do lixo até sua destinação final, exigem soluções conjuntas entre os governos e a sociedade. As cidades cresceram desordenadamente nas últimas décadas, prejudicando os ecossistemas naturais e gerando importantes danos ecológicos.

Na verdade, só pensamos nos problemas do lixo quando ele se acumula nas nossas portas, ou seja, quando ele nos afeta diretamente. Consumimos cada vez mais um lixo cada vez menos orgânico e, portanto, menos degradável, poluindo com embalagens de todos os tipos rios, solos e florestas, agravando o escoamento das chuvas, causando enchentes com impacto na sociedade, no meio ambiente e nos processos econômicos.

Precisamos, com urgência, de um plano de ação e gestão ambiental para salvarmos nossas cidades. Educar a população, criar uma coleta seletiva de lixo, de reciclagem, implantar políticas públicas e econômicas são indispensáveis para mudarmos esta triste realidade e caminharmos para uma cidade sustentável, que respeite a biodiversidade e o direito à vida do planeta.

Uma pesquisa mostrada no programa Fantástico da Rede Globo em janeiro deste ano (2010) mostra que o brasileiro tem o costume de jogar lixo no chão. Foi coletado lixo de um dia das principais avenidas de sete capitais. Salvador ficou em primeiro lugar com 1.2 toneladas de lixo recolhido. O Rio de Janeiro ficou em quarto lugar com 680 kg de lixo. Curitiba ficou em último lugar com apenas 33 kg de lixo recolhido.

Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, são gastos cerca de R$ 250 milhões de reais por ano na coleta de mais de 1,2 milhões de toneladas de lixo recolhidos nas ruas e praias da cidade. A coleta do lixo jogado no chão custa três vezes mais à Comlurb se comparado ao custo do recolhimento em lixeiras. Com os recursos economizados, poderiam ser feitos investimentos nas áreas de saúde, educação, transporte, lazer, etc. Como resolver esses problemas? Pode parecer difícil, mas é através de pequenas ações em nosso cotidiano que podemos virar este jogo. Separe seu lixo, use o mínimo de plástico descartável, economize água, respeite o direito do próximo, economize energia, preserve o meio ambiente, valorize o seu voto cobrando das autoridades o direito de viver numa cidade sadia.

Neste ano de 2010, o III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade irá abordar soluções relacionadas à geração do lixo e o destino desses resíduos no meio ambiente. O ambientalista e empreendedor estoniano Rainer Nõlvak (ganhou o prêmio de Voluntário do Ano na Estônia em função do projeto) estará presente no evento participando do tema Integridade Ecológica e anunciando, oficialmente numa parceria com a Atitude Brasil, o projeto Limpa Brasil que pretende limpar o Rio de Janeiro em 24 horas com a ajuda de 150 mil voluntários, 50 empresas, 12 instituições públicas e um financiamento de parceiros em torno de 3.8 milhões de reais. Segundo o último censo do IBGE, a quantidade diária de lixo urbano coletado no Brasil é de 228.413 toneladas, o que representa 1,25 Kg diários por cada um dos cerca de 182.420.808 habitantes. A idéia é que o Limpa Brasil seja itinerante e que atue em diferentes cidades do Brasil.

Márcia Soares

Fonte: III Forúm de Sustentabilidade e Comunicação - Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário