domingo, 5 de setembro de 2010

Universidade pública para Petrópolis, sim!

Universidade pública para Petrópolis, sim! (Texto publicado na Tribuna de Petrópolis de 4/9/2010)

Sylvio Costa Filho
Ator e Professor

Mais uma vez a cidadania está se movimentando no sentido de trazer para a cidade de Petrópolis o campus de uma universidade pública. É mais do que urgente, já passou da hora há muito tempo. Não só os jovens, mas toda a população de Petrópolis quer se fazer ouvida. E por isso estamos passando pela rede pública estadual e em toda a cidade, um abaixo-assinado que traz essa reivindicação.
Compreendemos que uma comunidade com mais de 300.000 habitantes e com mais de 238.000 eleitores merece ser ouvida em questões estratégicas e tão relevantes quanto esta: a de proporcionar a seus cidadãos melhores opções e novas perspectivas. Petrópolis precisa disso para elevar sua autoestima e alavancar o seu desenvolvimento.
Os alunos querem, sim, cursar uma universidade pública, e aqui, em sua própria cidade. Com a minha experiência de mais de 30 anos no magistério, em escolas públicas, e nos últimos anos, dedicado ao ensino médio, eu constato a triste realidade da falta de perspectiva da maioria dos alunos e da ausência de expectativas para seguir os seus estudos após o término do ensino médio. Muitas vocações se perdem por falta de acesso. Determinadas carreiras tornam-se inviáveis para os jovens das classes populares. E com isso, nossa cidade, nosso Estado e nosso país também saem perdendo.
Louvamos a parceria do governo municipal com a Universidade Católica de Petrópolis, mas entendemos que a medida, apesar de boa, ainda é insatisfatória. Muitas lacunas são deixadas, lacunas essas, que como disse um dos nossos missivistas do abaixo-assinado, deixam um verdadeiro “buraco negro no crescimento do município”. Não podemos substituir o efetivo pelo paliativo. E também precisamos aprofundar o diálogo da democracia, dando vez e voz à cidadania para que ela se pronuncie. É isso que temos visto, como um belo indicador de um novo momento do país. Tive a felicidade de ter sido escolhido por meus pares, na área da cultura, para participar como delegado nas conferências estadual e nacional, representando a sociedade civil de nossa cidade, e pude vivenciar a grandeza e a responsabilidade que essas conferências têm para a consolidação da democracia participativa, em nosso Brasil.
Tendo como norte essas conquistas é que achamos por bem fortalecer e veicular a voz dos jovens, dos professores, dos pais e cidadãos que clamam por esse sonho tão justo e preciso. E para que ele deixe de ser apenas um sonho, às vezes, até já desacreditado por alguns que caíram no desânimo e no pessimismo, nós estamos encaminhando às autoridades, através da parcela mobilizada da sociedade petropolitana um documento de esperança, mas daquela esperança no sentido que lhe dava o educador Paulo Freire, uma esperança que não fica esperando, e sim uma esperança que se vai construindo nas lutas cotidianas. Futuramente esse abaixo-assinado será levado à Câmara Municipal e ao nosso Prefeito Paulo Mustrangi, também a outras autoridades estaduais e federais para que essa reivindicação não vá sendo esquecida. Sabemos que muitos políticos defendem essa idéia, porém é preciso que ela deixe de ser uma plataforma e passe a ser um salto estratégico para o nosso desenvolvimento.
Queremos uma universidade pública, com cursos diversos e regulares, de formação, pós-graduação e mestrado. Queremos que haja fomento para a pesquisa e para a expansão do saber e do fazer em nossa cidade. Por enquanto, para isso, aqueles que quiserem juntar-se a nós podem acessar o abaixo-assinado #6725 através do blog “Projeto Cidadania Planetária” que tem o endereço: http://cidplan.blogspot.com/ ou então, diretamente, no endereço do abaixo-assinado: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6725.
Universidade pública para Petrópolis! Sim! Contamos com a cidadania organizada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário