sábado, 25 de setembro de 2010

Carro elétrico criado por estudantes alemães (eco4planet)


Pode não ser o mais rápido do mundo, mas este carro elétrico construído por estudantes da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, Alemanha, parece ser uma boa alternativa aos postos de combustível. O segredo é que o E-Quickie simplesmente não precisa ser abastecido: toda a energia utilizada para movimentar o veículo é conseguida por um mecanismo de indução fixado no solo, como uma pista de carro de autorama.

Construído como um monoposto (como na Fórmula 1) elétrico de três rodas, o E-Quickie pesa 60 kg e é equipado com um motor de 2 kw de potência. A carroceria, toda feita pelos estudantes alemães, é feita de fibra de carbono para ser o mais leve e maleável possível. Há ainda o mecanismo que absorve energia do indutor, localizado na barriga do veículo.

O carrinho possui ainda uma bateria, mas apenas para armazenamento de energia temporário ou de emergência. Por não precisar de muito capacidade, ela pesa bem menos do que componentes de carros elétricos comuns.

“O princípio não é novo”, diz Jürgen Walter, diretor do projeto, ao site do consulado da Alemanha nos Estados Unidos. “Na indústria, por exemplo, empresas podem operar veículos internos de transporte desta forma. Com nosso projeto, os estudantes estão demonstrando que esse tipo de carro pode se mover de forma eficiente e rápida com materiais modernos e otimização tecnológica”, afirma.

Até o momento, os testes com o E-Quickie têm sido um sucesso e parecem viáveis. Os estudantes prometem aperfeiçoar ainda mais o projeto, reduzindo o peso para 40 kg e melhorando o consumo de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário